Planos de Aula BNCC

Plano de Aula: Se eu fosse um Peixinho - Educação Infantil (BNCC)

Explore o tema da educação infantil com este plano de aula inspirado na música "Se Eu Fosse Um Peixinho". Obtenha sugestões para atividades e discussões que tratam do tema.

O Plano de Aula Se eu fosse um Peixinho é destinado à Educação Infantil. Ele foi idealizado para ensinar aos alunos a importância de preservar e cuidar do meio ambiente, desenvolvendo o conhecimento sobre os animais marinhos.

A atividade mostrará aos alunos como é a vida de um peixinho, e como ele se relaciona com seu ambiente, como se locomove, como vive em grupo e como se alimenta. Além disso, o professor também abordará o tema do lixo e sua influência no meio ambiente.

Os alunos participarão de atividades lúdicas, como leituras e brincadeiras, para reforçar a aprendizagem. Pintura, jogos e experimentos também farão parte da aula, estimulando a interação dos alunos com o assunto proposto.

Ao final da aula, os alunos terão um conhecimento mais aprofundado sobre os peixes, desenvolvendo habilidades como raciocínio, lógica, além de sensibilização quanto à preservação do meio ambiente.

Esta atividade foi elaborada para incentivar o desenvolvimento científico e social dos alunos, despertando o interesse na preservação da natureza.

Planos de Aula BNCC
Sumário

Duração

Esta aula terá a duração de 40 minutos.

Durante esse tempo, os alunos irão desenvolver, através de atividades lúdicas, habilidades, conhecimentos e conceitos relacionados à área de conhecimento especificada.

O tempo deverá ser dividido de acordo com as necessidades e os objetivos propostos.

Área do conhecimento

Esta aula abordará os conteúdos da Educação Infantil, especificamente, a temática "Se eu fosse um Peixinho".

Neste contexto, serão abordados conteúdos relacionados à vida marinha, como peixes, mamíferos e répteis aquáticos, suas características, hábitos e ambientes.

Além disso, serão trabalhadas habilidades, como a imaginação, o pensamento criativo e a curiosidade, estimulando o desenvolvimento de competências em relação à temática.

Unidade temática

A unidade temática desta aula é "Se eu fosse um Peixinho".

Os alunos serão convidados a imaginar que são peixes e, a partir daí, explorarão a vida marinha, descobrindo os diversos seres aquáticos, suas características, hábitos e ambientes.

Essa unidade temática será desenvolvida a partir de atividades lúdicas e dinâmicas, estimulando o raciocínio, a imaginação e o desenvolvimento de competências.

Objeto de conhecimento

O objeto de conhecimento desta aula serão os seres aquáticos, como peixes, mamíferos e répteis aquáticos, bem como as suas características, hábitos e ambientes.

Os alunos irão desenvolver conhecimentos a partir de vivências, observações e discussões, contribuindo para o aprimoramento de seu raciocínio e habilidades.

Através das atividades propostas, os alunos explorarão e compreenderão melhor a vida marinha, bem como as relações entre os seres aquáticos e o seu ambiente.

Habilidades que o aluno deve desenvolver

Os alunos deverão desenvolver habilidades como a imaginação, o pensamento criativo, a curiosidade, a observação, o raciocínio e o trabalho em equipe.

Essas habilidades serão estimuladas a partir de atividades lúdicas e dinâmicas, contribuindo para o desenvolvimento de competências relacionadas ao tema.

Os alunos também serão convidados a desenvolver habilidades de comunicação, através da troca de ideias, discussões e expressão de opiniões.

Métodos e recursos didáticos

Para o desenvolvimento desta aula serão utilizados métodos e recursos didáticos como jogos, brincadeiras, contações de histórias, vídeos, músicas, desenhos, livros e outros materiais lúdicos.

Esses recursos permitirão aos alunos aprimorar seus conhecimentos e habilidades, auxiliando no processo de aprendizagem.

Os materiais serão selecionados de acordo com as necessidades e objetivos propostos.

Método de Avaliação

A avaliação será realizada a partir de observações do professor durante as atividades desenvolvidas pelos alunos.

O professor deverá acompanhar o desenvolvimento dos alunos, observando suas ações, interações e resultados, para avaliar o desenvolvimento das habilidades e conhecimentos adquiridos.

Além disso, os alunos também serão avaliados a partir de questionários e tarefas, a fim de medir seus progresso e avaliar os resultados obtidos.

Salvar Plano de Aula em PDF
Planos de Aula BNCC

Veja alguns planos de aula similares

Confira outros planos de aula que podem ser úteis para você.

Plano de Aula: Arco-íris, uma experiência divertida para a educação infantil

Aprenda como criar um plano de aula para a educação infantil baseado no Arco-íris. Esta oficina promete ser uma experiência divertida e educacional para os alunos.

Plano de Aula: como celebrar o Dia dos Pais na Educação Infantil

Aprenda a comemorar o Dia dos Pais na Educação Infantil com atividades que farão a gente miúda se divertir!

Plano de Aula: Educação Especial AEE

Obtenha informações sobre o plano de aula para Educação Especial AEE, incluindo recursos e estratégias úteis para os profissionais da área.

Plano de Aula: Educação infantil na nova escola

Descubra como criar um plano de aula eficaz para educação infantil na nova escola, com dicas práticas sobre temas, objetivos e muito mais.

Plano de Aula: Educação infantil pronto para uso

O plano de aula para educação infantil daqui é pronto para uso e possui atividades lúdicas e divertidas para estimular o crescimento dos alunos.

Plano de Aula: Educação sobre Etnias para Crianças

Aprenda como ensinar crianças sobre etnias e culturas diferentes usando nosso plano de aula! Obtenha ferramentas para ensinar seus alunos de forma divertida e educativa.