Plano de Aula: Parlenda para Educação Infantil (BNCC)
Encontre aqui o melhor plano de aula com parlendas para educação infantil. Aprenda a preparar e desenvolver atividades lúdicas e divertidas para a criançada!
A educação infantil é uma fase de conhecimento básico e desenvolvimento para crianças. É muito importante para crianças usarem todos os seus sentidos durante esse período para desenvolver as habilidades necessárias para o desenvolvimento e aprendizado adequados. Parlendas são uma ótima forma para as crianças desenvolverem o seu vocabulário, conteúdos de leitura e escrita. Elas também podem ajudar os professores na sua prática de planejamento de aulas.
Parlendas são ótimas formas de as crianças desenvolverem o seu vocabulário, conteúdos de leitura e escrita. Através desta ferramenta, as crianças podem aprender a desenvolver habilidades de contar e interpretar conteúdos, além de trazer divertimento para as aulas. Por isso, para que a prática de ensino seja aproveitada ao máximo e seja mais eficaz, é importante que os professores criem planos de aula que incluam parlendas.
O plano de aula de parlendas para a educação infantil é simples e fácil de seguir. Os professores podem escolher entre várias parlendas para contar durante a aula. Esta é uma ótima forma de envolver a classe, pois as parlendas têm assuntos e temas apropriados para crianças da idade da turma, desde assuntos cotidianos até temas mais abstratos.
Além disso, os professores também podem trabalhar com parlendas para ajudar as crianças a desenvolver outras habilidades. Por exemplo, eles podem usar as parlendas para ensinar figuras de linguagem, tais como metáforas, símiles e antíteses. Outras habilidades que as crianças podem desenvolver são interpretação de textos e uso de linguagem figurada.
O plano de aula de parlendas para a educação infantil é uma ótima forma de fazer com que os estudantes desenvolvam habilidades de leitura, escrita e interpretação de textos, além de explorar o gosto pela literatura e o interesse pela oralidade. A abordagem das parlendas também pode ajudar a melhorar a comunicação entre os alunos, estimulando a discussão e a colaboração nos assuntos discutidos.
Sumário
Duração
A aula terá duração de 45 minutos, pois é necessário que os alunos tenham tempo para compreender os conceitos e desenvolverem as habilidades propostas.
A aula será dividida em três partes: 15 minutos para explicar os conceitos, 20 minutos para a execução das atividades e 10 minutos para a avaliação do aprendizado.
Durante a aula, serão realizadas pequenas pausas para que os alunos possam descansar e absorver os conteúdos.
Área do conhecimento
Esta aula está inserida na área de conhecimento de Língua Portuguesa, pois visa trabalhar a oralidade e a leitura de parlendas.
A aula tem como objetivo trabalhar a leitura e a interpretação de parlendas, além de proporcionar aos alunos a oportunidade de criar suas próprias parlendas.
Ao final da aula, os alunos deverão ser capazes de ler e interpretar parlendas, bem como criar suas próprias parlendas.
Unidade temática
A unidade temática da aula será a leitura e interpretação de parlendas.
Serão abordados conceitos como rima, rimas cruzadas, aliteração, assonância e outros elementos que compõem as parlendas.
Serão trabalhadas parlendas de diversos autores, para que os alunos possam ter contato com diferentes estilos de parlendas.
Objeto de conhecimento
O objeto de conhecimento da aula serão as parlendas, que são pequenas poesias em forma de jogo de palavras.
Os alunos deverão compreender os elementos que compõem as parlendas, bem como sua estrutura e seu significado.
Serão trabalhadas também as rimas, a aliteração, a assonância e outros elementos que compõem as parlendas.
Habilidades que o aluno deve desenvolver
Durante a aula, os alunos deverão desenvolver habilidades como a leitura e a interpretação de parlendas, bem como a capacidade de criar parlendas.
Os alunos também deverão desenvolver a capacidade de identificar os elementos que compõem as parlendas, como a rima, a aliteração, a assonância e outros.
Além disso, os alunos deverão desenvolver a capacidade de criar parlendas, a partir dos elementos e estruturas aprendidas.
Métodos e recursos didáticos
Os métodos didáticos utilizados na aula serão a exposição oral, a leitura de textos, a discussão em grupo e a atividade prática.
Como recursos didáticos, serão utilizados livros, quadrinhos, vídeos, músicas e outros materiais diversos.
Além disso, serão utilizados recursos da tecnologia da informação, como o computador, o data show e o tablet.
Método de Avaliação
A avaliação será realizada por meio de observação, questionamentos e atividades práticas.
Serão avaliadas as habilidades desenvolvidas pelos alunos, como a leitura e interpretação de parlendas, bem como a capacidade de criar parlendas.
Além disso, serão avaliados os conhecimentos adquiridos pelos alunos durante a aula, como a identificação dos elementos que compõem as parlendas.