Plano de Aula: Atividades lúdicas para crianças de 3 anos (BNCC)
Confira nossa seleção de atividades lúdicas para crianças de 3 anos. Estimule o desenvolvimento cognitivo e habilidades motoras com nosso plano de aula maternal 3.
A educação infantil é essencial para o desenvolvimento saudável e equilibrado das crianças. O aprendizado das crianças de 3 anos é feito principalmente através de experiências práticas e lúdicas que lhes permitam desenvolver habilidades e competências de forma divertida. Neste artigo, você poderá encontrar informações sobre o que são as atividades lúdicas para crianças de 3 anos e como elas podem ser incluídas em um plano de aula.
As atividades lúdicas para crianças de 3 anos são um conjunto de atividades que promovem o desenvolvimento físico, cognitivo, emocional e social da criança. Estas atividades podem ser desenvolvidas através de brincadeiras, jogos e outras atividades que permitam à criança desenvolver a sua capacidade de socialização, expressão e desenvolvimento cognitivo.
Estas atividades podem assumir diversas formas, desde brincadeiras com animais de estimação ou objetos às atividades de casa e jardim, jogos de memória ou quebra-cabeças. Estas atividades permitem às crianças explorar diferentes ambientes, desenvolver habilidades motoras e adquirir novos conhecimentos. Além disso, estas atividades ajudam a criança a criar relações e a desenvolver-se de uma forma saudável.
Neste artigo, vamos discutir como as atividades lúdicas para crianças de 3 anos podem ser incluídas no plano de aula. Discutiremos também as vantagens de se incluir atividades lúdicas em um plano de aula e como elas ajudam a criança a desenvolver-se de forma saudável e equilibrada.
Então, vamos começar por descobrir o que são as atividades lúdicas para crianças de 3 anos e como elas podem ser incluídas no plano de aula.
Sumário
Duração
O desenvolvimento desta atividade tem como duração aproximada de 1 hora. A aula será dividida em 3 partes, cada uma com 20 minutos de duração.
A primeira parte será destinada para a explicação dos objetivos e do que será trabalhado na aula. A segunda parte será destinada para a execução das atividades propostas e a última parte para a avaliação e discussão dos resultados.
É importante que o professor esteja atento ao tempo, pois as crianças de 3 anos tem uma capacidade de atenção limitada.
Área do Conhecimento
Esta atividade está diretamente relacionada à área de Educação Física, pois aborda conteúdos relacionados à coordenação motora, equilíbrio, estabelecimento de relações e interações sociais.
Além disso, também aborda conteúdos relacionados à área da Educação Infantil, como o desenvolvimento da autonomia, da criatividade e da consciência corporal.
Esta atividade também possibilita a abordagem de conteúdos relacionados às áreas de Linguagens e Códigos, pois as crianças desenvolverão habilidades de comunicação.
Unidade Temática
A unidade temática desta atividade será “Atividades Lúdicas para Crianças de 3 Anos”.
Nesta unidade serão abordados conteúdos relacionados às habilidades motoras, ao desenvolvimento da autonomia, da criatividade e da consciência corporal, bem como às habilidades de comunicação.
Serão trabalhados também aspectos relacionados à interação social, à cooperação e às relações estabelecidas entre as crianças.
Objeto de Conhecimento
Os objetos de conhecimento abordados nesta atividade são: coordenação motora, equilíbrio, estabelecimento de relações e interações sociais, desenvolvimento da autonomia, da criatividade e da consciência corporal e habilidades de comunicação.
Serão trabalhados também aspectos relacionados à interação social, à cooperação e às relações estabelecidas entre as crianças.
Serão trabalhados também aspectos relacionados às habilidades de expressão e de resolução de problemas.
Habilidades que o aluno deve desenvolver
Os alunos deverão desenvolver habilidades relacionadas à coordenação motora, equilíbrio, estabelecimento de relações e interações sociais, desenvolvimento da autonomia, da criatividade e da consciência corporal e habilidades de comunicação.
Serão trabalhados também aspectos relacionados à interação social, à cooperação e às relações estabelecidas entre as crianças.
Serão desenvolvidas também habilidades de expressão e de resolução de problemas.
Métodos e Recursos Didáticos
Serão utilizados métodos e recursos didáticos lúdicos, como jogos, brincadeiras, músicas, movimentos e histórias. Além disso, serão utilizados materiais como bolas, cordas, fitas, entre outros.
Será também utilizado o recurso de educação visual, como desenhos e vídeos, para auxiliar na explicação dos conteúdos e na realização das atividades.
Para a avaliação, será utilizado um questionário com questões objetivas relacionadas aos conteúdos trabalhados.
Método de Avaliação
O método de avaliação desta atividade será um questionário com questões objetivas relacionadas aos conteúdos trabalhados.
Também serão avaliadas as habilidades desenvolvidas pelos alunos, como a coordenação motora, o equilíbrio, o estabelecimento de relações e interações sociais, o desenvolvimento da autonomia, da criatividade e da consciência corporal, e as habilidades de comunicação.
Serão avaliados também aspectos relacionados à interação social, à cooperação e às relações estabelecidas entre as crianças.