Planos de Aula BNCC

Plano de Aula: Identidade e Autonomia na Educação Infantil (BNCC)

Obtenha mais informações sobre como ensinar identidade e autonomia para crianças de educação infantil através de um plano de aula eficaz.

A educação infantil é uma etapa importante para o processo de desenvolvimento das crianças. É nessa fase que as crianças aprendem as primeiras noções básicas sobre a identidade e autonomia, que serão fundamentais na formação de sua personalidade.

Com o intuito de proporcionar aos alunos uma experiência positiva, ricas aprendizagens e o desenvolvimento de habilidades de relacionamento e expressão, este plano de aula foi criado com o tema “Identidade e Autonomia na Educação Infantil”.

Este documento tem como objetivo fornecer aos professores dicas, sugestões e orientações para criar momentos de aprendizado lúdicos e memoráveis para as crianças, abordando os temas da identidade e autonomia.

As atividades propostas neste plano de aula procuram incentivar a criança a se expressar, reconhecer suas habilidades e desenvolver sua autonomia. Além disso, procuram conscientizar as crianças da importância de se aceitar e ter respeito por si próprio e por outras pessoas.

Acompanhe o plano de aula e descubra as atividades elaboradas para desenvolver e incentivar a identidade e autonomia das crianças!

Planos de Aula BNCC
Sumário

Duração

Esta aula terá a duração de uma aula de 50 minutos, o que será suficiente para abordar os conteúdos propostos.

O tempo será dividido em três momentos: introdução, desenvolvimento e conclusão, cada um com cerca de 15 minutos.

Durante a aula, haverá também momentos para discussões e questionamentos, para que os alunos possam compreender melhor os conteúdos trabalhados.

Área do conhecimento

Esta aula abordará a área do conhecimento da Educação Infantil, focando na identidade e autonomia dos alunos.

Serão abordados temas como o desenvolvimento de habilidades de autoconhecimento, autoconfiança, autocontrole e autorregulação, além de outros temas relacionados à área.

O objetivo da aula é que os alunos desenvolvam habilidades para que possam se conhecer melhor e desenvolver sua autonomia.

Unidade temática

Nesta aula, abordaremos a unidade temática 'Identidade e Autonomia na Educação Infantil'.

Os alunos terão a oportunidade de conhecer e discutir sobre a importância da identidade e autonomia para a formação de crianças e adolescentes.

Serão discutidos os principais conceitos e processos relacionados ao tema, para que os alunos compreendam melhor o assunto.

Objeto de conhecimento

O objeto de conhecimento desta aula serão os conceitos e processos relacionados à identidade e autonomia na Educação Infantil.

Serão abordados temas como o desenvolvimento de habilidades de autoconhecimento, autoconfiança, autocontrole e autorregulação.

Também serão abordados temas como a importância da identidade e autonomia para a formação de crianças e adolescentes.

Habilidades que o aluno deve desenvolver

Os alunos devem desenvolver habilidades de autoconhecimento, autoconfiança, autocontrole e autorregulação, para que possam se conhecer melhor e desenvolver sua autonomia.

Devem também desenvolver habilidades para compreender a importância da identidade e autonomia para a formação de crianças e adolescentes.

Ao final da aula, os alunos devem ter adquirido conhecimentos e habilidades para identificar e desenvolver sua identidade e autonomia.

Métodos e recursos didáticos

Serão utilizados métodos e recursos didáticos como palestras, discussões em grupo, vídeos e atividades práticas para abordar os conteúdos propostos.

Também serão utilizados materiais didáticos como livros, textos, artigos, vídeos e imagens para auxiliar o desenvolvimento da aula.

Serão ainda utilizadas mídias e ferramentas digitais para que os alunos possam ampliar os conhecimentos adquiridos durante a aula.

Método de Avaliação

A avaliação será realizada com base nos conhecimentos adquiridos durante a aula, como também nos conteúdos trabalhados.

Haverá ainda avaliações de múltipla escolha, questões abertas e atividades práticas para avaliar o desenvolvimento dos alunos.

Por fim, também serão avaliadas as habilidades desenvolvidas durante a aula, como o autoconhecimento, autoconfiança, autocontrole e autorregulação.

Salvar Plano de Aula em PDF
Planos de Aula BNCC

Veja alguns planos de aula similares

Confira outros planos de aula que podem ser úteis para você.

Plano de Aula: Arco-íris, uma experiência divertida para a educação infantil

Aprenda como criar um plano de aula para a educação infantil baseado no Arco-íris. Esta oficina promete ser uma experiência divertida e educacional para os alunos.

Plano de Aula: como celebrar o Dia dos Pais na Educação Infantil

Aprenda a comemorar o Dia dos Pais na Educação Infantil com atividades que farão a gente miúda se divertir!

Plano de Aula: Educação Especial AEE

Obtenha informações sobre o plano de aula para Educação Especial AEE, incluindo recursos e estratégias úteis para os profissionais da área.

Plano de Aula: Educação infantil na nova escola

Descubra como criar um plano de aula eficaz para educação infantil na nova escola, com dicas práticas sobre temas, objetivos e muito mais.

Plano de Aula: Educação infantil pronto para uso

O plano de aula para educação infantil daqui é pronto para uso e possui atividades lúdicas e divertidas para estimular o crescimento dos alunos.

Plano de Aula: Educação sobre Etnias para Crianças

Aprenda como ensinar crianças sobre etnias e culturas diferentes usando nosso plano de aula! Obtenha ferramentas para ensinar seus alunos de forma divertida e educativa.