Plano de Aula: Encontro Vocalico para a Educação Infantil (BNCC)
Aprenda a utilizar o Encontro Vocalico como estratégia de ensino na Educação Infantil. Confira nosso plano de aula completo e veja como você pode usá-lo com seus alunos!
O Encontro Vocalico para a Educação Infantil é uma atividade lúdica que tem por finalidade de auxiliar no desenvolvimento da língua portuguesa. Este plano de aula pretende proporcionar aos alunos experiências que contribuam para a aquisição de conhecimentos de forma lúdica. Por meio de atividades lúdicas, os alunos terão a oportunidade de expandir seus conhecimentos acerca da língua portuguesa. Além disso, os alunos terão a oportunidade de praticar alfabetização, já que o conteúdo trabalhado no plano de aula está voltado para os sons e as letras de formação das palavras.
O objetivo deste plano de aula é que os alunos ampliem os conhecimentos acerca dos sons e das letras, bem como dos que são chamados encontros vocálicos e consonantais. Ao trabalhar esses conteúdos, os alunos poderão desenvolver habilidades e capacidades que contribuam para a formação de um cidadão consciente e socialmente responsável.
Esta atividade visa proporcionar às crianças a oportunidade de desenvolver habilidades, como a leitura, a escrita, a oralidade e a expressão oral. Por meio destas habilidades, as crianças poderão construir conhecimentos acerca do universo da língua portuguesa.
Para que este plano de aula seja desenvolvido de acordo com o proposto, será necessário que os alunos tenham acesso a recursos didáticos e conteúdos visuais, como imagens, sons, vídeos e outras fontes de informação. O objetivo é que os alunos possam desenvolver a leitura, a escrita e a oralidade da língua portuguesa, bem como o conhecimento acerca da formação das palavras.
Através deste plano de aula, os alunos terão a oportunidade de expandir os seus conhecimentos acerca dos sons e das letras alfabeto, além de serem expostos a diferentes experiências que possibilitem o desenvolvimento de habilidades e capacidades. Desta forma, eles poderão melhorar seu desempenho na língua portuguesa e serem mais conscientes e responsáveis sobre a formação das palavras.
Sumário
Duração
Esta aula tem a duração de 1 hora. Durante essa hora, os alunos terão a oportunidade de explorar os sons da língua portuguesa, por meio de atividades lúdicas e divertidas.
Será importante que os alunos sejam estimulados a interagir entre si e com o professor, para que consigam desenvolver e aprimorar suas habilidades de comunicação.
Nessa aula, também será importante que os alunos sejam incentivados ao trabalho em grupo, a fim de que consigam desenvolver suas habilidades sociais.
Área do conhecimento
Esta aula abordará a área de conhecimento da Linguística, que se refere às habilidades de comunicação, tais como a compreensão e produção de textos, vocabulário, oralidade e leitura.
Durante a aula, será possível desenvolver habilidades como a consciência fonológica, ou seja, a capacidade de perceber e manipular sons da língua, e a consciência léxica, que é a capacidade de reconhecer e utilizar as palavras corretamente.
Os alunos também terão a oportunidade de desenvolver sua capacidade de expressão oral, pois as atividades propostas são lúdicas e divertidas.
Unidade temática
Durante esta aula, os alunos estudarão a unidade temática dos encontros vocálicos. Esta unidade temática se refere às palavras que contêm sons semelhantes, tais como: gato/gata, pato/pata, etc.
Durante a aula, os alunos terão a oportunidade de trabalhar com atividades lúdicas e divertidas, que os ajudarão a compreender e a trabalhar com os encontros vocálicos.
Será importante que os alunos sejam estimulados a trabalhar em grupo, pois assim poderão compartilhar suas ideias e opiniões, e também colaborar com os colegas de sala.
Objeto de conhecimento
Durante esta aula, os alunos trabalharão com os seguintes conceitos e processos: reconhecimento de encontros vocálicos, produção de palavras com encontros vocálicos, associação de palavras com encontros vocálicos, e consciência fonológica.
Os alunos também terão a oportunidade de desenvolver sua capacidade de expressão oral, pois as atividades propostas são lúdicas e divertidas.
Será importante que os alunos sejam estimulados a trabalhar em grupo, pois assim poderão compartilhar suas ideias e opiniões, e também colaborar com os colegas de sala.
Habilidades
Ao final desta aula, os alunos deverão ter desenvolvido as seguintes habilidades: reconhecimento de encontros vocálicos, produção de palavras com encontros vocálicos, associação de palavras com encontros vocálicos, compreensão e produção de textos, vocabulário, oralidade e leitura.
Também será importante que os alunos desenvolvam suas habilidades sociais, tais como o trabalho em grupo, a cooperação e a respeito pelo próximo.
Além disso, os alunos também deverão desenvolver sua capacidade de expressão oral, pois as atividades propostas são lúdicas e divertidas.
Métodos e recursos didáticos
Durante esta aula, serão utilizados os seguintes recursos didáticos: livros, músicas, vídeos, jogos e atividades lúdicas.
Será importante que os alunos sejam estimulados a interagir entre si e com o professor, pois assim poderão desenvolver e aprimorar suas habilidades de comunicação.
Além disso, os alunos também deverão desenvolver sua capacidade de expressão oral, pois as atividades propostas são lúdicas e divertidas.
Método de Avaliação
Para avaliar o desempenho dos alunos durante esta aula, serão utilizados os seguintes métodos: observação, questionários, entrevistas e discussões em grupo.
Será importante que os alunos sejam incentivados a compartilhar suas ideias e opiniões, pois assim poderão contribuir para o processo de aprendizagem.
A avaliação será realizada durante toda a aula, a fim de que os alunos possam desenvolver e aprimorar suas habilidades de comunicação e expressão oral.