Planos de Aula BNCC

Plano de Aula: Educação infantil e formas geométricas (BNCC)

Descubra como ensinar a educação infantil usando as formas geométricas. Aprenda algumas dicas para criar um plano de aula divertido e interativo para crianças pequenas.

A educação infantil é uma etapa importante no desenvolvimento de crianças e é importante que os professores forneçam aos alunos os conhecimentos e habilidades necessárias para garantir que eles se desenvolvam de forma saudável. Um dos principais assuntos abordados na educação infantil é a educação matemática, que inclui a compreensão e identificação das principais formas geométricas. Esse artigo discutirá um plano de aula para a educação infantil que aborda as formas geométricas.

O plano de aula começará com a introdução das diferentes formas geométricas. Os alunos aprenderão os nomes e aparência das principais formas geométricas, incluindo círculo, quadrado, triângulo e retângulo. Além disso, os alunos aprenderão sobre a simetria e como essas formas geométricas podem ser encontradas no mundo real. Os alunos terão a oportunidade de praticar o reconhecimento dessas formas através de atividades de reconhecimento e identificação das formas geométricas.

A segunda parte do plano de aula abordará a maneira como as formas geométricas podem ser combinadas e usadas para criar desenhos e figuras mais complexos. Os alunos aprenderão como as formas geométricas podem ser usadas para criar figuras mais elaboradas, como corações, rosas e flores. A última seção da aula dará aos alunos a chance de explorar ainda mais as formas geométricas e como elas podem ser combinadas para criar desenhos complexos.

O plano de aula também incluirá uma discussão sobre as aplicações práticas das formas geométricas. Os alunos aprenderão como as formas geométricas podem ser usadas em diferentes áreas, como arquitetura, design gráfico e artes plásticas. Isso ajudará os alunos a entender como as formas geométricas são essenciais para a nossa vida cotidiana.

Essa aula permitirá que os alunos desenvolvam habilidades e compreensão mais aprofundada das formas geométricas, além de melhorar as habilidades de pensamento crítico, resolução de problemas e organização. Os alunos também terão a oportunidade de aplicar o que aprenderam em atividades práticas e usar a sua criatividade para criar figuras e desenhos com as formas geométricas.

Planos de Aula BNCC
Sumário

Duração

Esta aula terá a duração de 40 minutos, sendo que os primeiros 10 minutos serão destinados à chamada de presença e ao planejamento da aula.

Os próximos 30 minutos serão destinados à abordagem dos conteúdos previstos para o plano de aula.

O último minuto será destinado à despedida e às orientações para a próxima aula.

Área do conhecimento

Esta aula está inserida na área do conhecimento de Educação Infantil.

O tema abordado será Formas geométricas.

Esse tema está presente no Componente Curricular de Linguagens e suas Tecnologias.

Unidade temática

Esta aula abordará a unidade temática de Formas geométricas.

Nesta unidade, o aluno irá reconhecer e nomear figuras geométricas planas e espaciais, observando suas características e propriedades.

Além disso, o aluno também será estimulado a identificar e nomear formas geométricas presentes no seu ambiente.

Objeto de conhecimento

Nesta aula, o aluno terá contato com os seguintes conceitos e processos:

  • Reconhecimento e nomeação de figuras geométricas planas e espaciais;
  • Observação das características e propriedades das figuras geométricas;
  • Identificação e nomeação de formas geométricas presentes no ambiente.

Habilidades que o aluno deve desenvolver

Ao longo desta aula, o aluno será estimulado a desenvolver as seguintes habilidades:

  • Compreender as características e propriedades das figuras geométricas;
  • Reconhecer figuras geométricas planas e espaciais;
  • Identificar e nomear formas geométricas presentes no ambiente.

Métodos e recursos didáticos

Nesta aula, serão utilizados os seguintes métodos e recursos didáticos:

  • Exposição dialogada;
  • Demonstração de vídeos;
  • Atividades práticas;
  • Atividades lúdicas;
  • Jogos de tabuleiro;
  • Auxílio de materiais didáticos (lápis, canetas, giz de cera, etc).

Método de Avaliação

O método de avaliação utilizado nesta aula será o do tipo diagnóstico, com o objetivo de verificar o nível de aprendizagem do aluno.

Serão realizadas avaliações por meio de atividades práticas, jogos de tabuleiro e atividades lúdicas.

Além disso, serão realizadas observações sistemáticas a fim de verificar o desempenho dos alunos durante as atividades.

Salvar Plano de Aula em PDF
Planos de Aula BNCC

Veja alguns planos de aula similares

Confira outros planos de aula que podem ser úteis para você.

Plano de Aula: Arco-íris, uma experiência divertida para a educação infantil

Aprenda como criar um plano de aula para a educação infantil baseado no Arco-íris. Esta oficina promete ser uma experiência divertida e educacional para os alunos.

Plano de Aula: como celebrar o Dia dos Pais na Educação Infantil

Aprenda a comemorar o Dia dos Pais na Educação Infantil com atividades que farão a gente miúda se divertir!

Plano de Aula: Educação Especial AEE

Obtenha informações sobre o plano de aula para Educação Especial AEE, incluindo recursos e estratégias úteis para os profissionais da área.

Plano de Aula: Educação infantil na nova escola

Descubra como criar um plano de aula eficaz para educação infantil na nova escola, com dicas práticas sobre temas, objetivos e muito mais.

Plano de Aula: Educação infantil pronto para uso

O plano de aula para educação infantil daqui é pronto para uso e possui atividades lúdicas e divertidas para estimular o crescimento dos alunos.

Plano de Aula: Educação sobre Etnias para Crianças

Aprenda como ensinar crianças sobre etnias e culturas diferentes usando nosso plano de aula! Obtenha ferramentas para ensinar seus alunos de forma divertida e educativa.