Plano de Aula: Educação Especial AEE (BNCC)
Obtenha informações sobre o plano de aula para Educação Especial AEE, incluindo recursos e estratégias úteis para os profissionais da área.
Educação Especial AEE (Atendimento Educacional Especializado) é uma educação especial que visa proporcionar às crianças com necessidades educacionais especiais a oportunidade de terem um desenvolvimento mais equilibrado. Ao implementar o plano de aula AEE, as crianças com necessidades especiais terão acesso aos serviços de educação necessários para se desenvolverem como indivíduos.
Esse plano de aula AEE fornece diversos tipos de serviços educacionais adequados às necessidades educacionais especiais de cada criança. Estes serviços incluem aulas individuais, aulas em grupo, aulas de apoio individual e tutoria, entre outros.
Além disso, o plano de aula AEE busca promover a inclusão das crianças com necessidades especiais na sala de aula comum. O objetivo é que essas crianças sejam capazes de participar plenamente das atividades educacionais, a fim de se desenvolverem da melhor maneira possível.
O plano de aula AEE também se preocupa em fornecer orientação e apoio para os alunos, bem como para os professores. Esta orientação tem como objetivo ajudar os alunos a se sentirem seguros em sua sala de aula, possibilitando o desenvolvimento ótimo de suas habilidades.
Através desse plano de aula AEE, os alunos com necessidades educacionais especiais terão as melhores ferramentas e os melhores serviços para progredir na escola, enquanto se sentirão mais seguros e confortáveis com sua condição.
Sumário
Plano de Aula
Duração:
Esta aula tem a duração de 2 horas, com um intervalo de 15 minutos.
Nesse tempo, serão abordados os conteúdos especificados a seguir.
Durante o intervalo, serão oferecidas atividades lúdicas aos alunos.
Área do conhecimento:
Esta aula aborda os conteúdos da área Educação Especial, mais especificamente da área AEE (Atendimento Educacional Especializado).
Esta área abrange os conteúdos especificados a seguir.
Serão trabalhados os conteúdos especificados a seguir.
Unidade temática:
Esta unidade temática aborda a educação especial e seus principais conceitos, processos e técnicas.
Serão abordados os seguintes conteúdos: educação inclusiva, avaliação do desempenho, habilidades e competências especiais, habilidades de comunicação e aprendizagem, entre outros.
Também serão discutidos os direitos e deveres dos alunos com necessidades especiais.
Objeto de conhecimento:
Nesta aula serão abordados os seguintes conteúdos: direitos e deveres dos alunos com necessidades especiais, educação inclusiva, avaliação do desempenho, habilidades e competências especiais, habilidades de comunicação e aprendizagem, entre outros.
Serão discutidos os principais conceitos e processos relacionados à área da educação especial.
Os alunos serão estimulados a compreender e aplicar os conteúdos abordados.
Habilidades que o aluno deve desenvolver:
Os alunos devem desenvolver habilidades como compreensão e aplicação dos conteúdos abordados, respeito às diferenças, compreensão dos direitos e deveres dos alunos com necessidades especiais, entre outras.
Os alunos também devem desenvolver habilidades de comunicação e aprendizagem.
Serão incentivados a desenvolver habilidades de trabalho em equipe e de resolução de problemas.
Métodos e recursos didáticos:
Serão utilizados diferentes métodos e recursos didáticos, como palestras, discussões em grupo, vídeos, jogos, dinâmicas, entre outros.
Serão usados recursos como lousa, projetor, quadro branco, computador, entre outros.
Serão oferecidas atividades para que os alunos possam aplicar os conteúdos aprendidos.
Método de Avaliação:
Será realizada uma avaliação contínua, com a aplicação de atividades, provas escritas, trabalhos em grupo e discussões.
Serão avaliadas as habilidades desenvolvidas pelos alunos e a aplicação dos conteúdos abordados.
A avaliação será realizada de forma individual e em grupo.