Planos de Aula BNCC

Plano de Aula: Desenvolvendo a consciência fonológica na educação infantil (BNCC)

Aprenda como desenvolver a consciência fonológica com um plano de aula prático e eficaz para a educação infantil.

A aquisição de leitura e escrita pela criança, é um processo que deve começar desde o início da educação infantil. Nesta fase, os alunos precisam desenvolver a consciência fonológica para a aquisição da leitura e da escrita correta.

A consciência fonológica é a capacidade de reconhecer as unidades sons que compõem as palavras e compreender as relações entre as letras e os sons das palavras. É um dos elementos fundamentais para o desenvolvimento da leitura e da escrita, pois permite que a criança seja capaz de distinguir os sons e identificar quando uma palavra não está correta.

É importante que os professores possam desenvolver este conceito de consciência fonológica nas crianças desde cedo, para que elas se familiarizem com as letras e sons das palavras e possam adquirir a leitura e a escrita de forma mais fácil.

Neste artigo, vamos discutir sobre o desenvolvimento da consciência fonológica na educação infantil e como os professores podem utilizar um plano de aula bem estruturado para facilitar o processo de aquisição da leitura e da escrita nas crianças.

Portanto, ao final deste artigo, você terá um plano de aula detalhado para o desenvolvimento da consciência fonológica na educação infantil.

Planos de Aula BNCC
Sumário

Duração

A aula terá duração de 40 minutos e será dividida em 4 etapas: explicação dos conceitos, execução de atividades lúdicas, avaliação e discussão final.

Será necessário um planejamento prévio de todas as atividades com antecedência para que os alunos possam ter um melhor aproveitamento da aula.

Durante a duração da aula, serão feitas pausas para que os alunos possam descansar e assimilar os conteúdos abordados.

Área do conhecimento

A área de conhecimento abordada durante a aula será a consciência fonológica, que é o reconhecimento das características sonoras das palavras, como sílabas, letras e fonemas.

Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de compreender como os sons se relacionam com as palavras e como isso afeta a leitura e a escrita.

Também serão abordados assuntos como a memória auditiva, a compreensão de textos e a consciência silábica.

Unidade temática

A unidade temática abordada na aula será o reconhecimento das características sonoras das palavras a partir de atividades lúdicas.

O objetivo desta unidade será desenvolver nas crianças a habilidade de identificar as características sonoras das palavras, como sílabas, letras e fonemas.

Serão abordados conceitos como a memória auditiva, a compreensão de textos e a consciência silábica.

Objeto de conhecimento

O objeto de conhecimento a ser abordado na aula é a consciência fonológica, que é o reconhecimento das características sonoras das palavras e a capacidade de manipulá-las.

Os alunos terão a oportunidade de compreender como os sons se relacionam com as palavras e como isso afeta a leitura e a escrita.

Também serão abordados assuntos como a memória auditiva, a compreensão de textos e a consciência silábica.

Habilidades que o aluno deve desenvolver

Os alunos deverão desenvolver habilidades como a memória auditiva, a compreensão de textos e a consciência silábica.

Eles também deverão desenvolver a capacidade de reconhecer as características sonoras das palavras e de manipulá-las.

Além disso, a aula deverá estimular o raciocínio lógico e o pensamento crítico dos alunos.

Métodos e recursos didáticos

Serão usados métodos e recursos didáticos como a explicação oral, a utilização de materiais audiovisuais e a execução de atividades lúdicas.

Durante a aula, os alunos terão a oportunidade de colocar em prática seus conhecimentos através de jogos, brincadeiras e trabalhos em grupo.

Também serão usados materiais impressos como livros, cartazes e folhas de exercícios.

Método de Avaliação

A avaliação será realizada através de uma discussão sobre os conceitos abordados durante a aula e de um teste escrito.

Durante a discussão, os alunos terão a oportunidade de compartilhar suas experiências e de refletir sobre o que aprenderam.

O teste escrito será composto por questões de múltipla escolha e questões abertas que avaliarão os conhecimentos dos alunos sobre os conteúdos abordados.

Salvar Plano de Aula em PDF
Planos de Aula BNCC

Veja alguns planos de aula similares

Confira outros planos de aula que podem ser úteis para você.

Plano de Aula: Arco-íris, uma experiência divertida para a educação infantil

Aprenda como criar um plano de aula para a educação infantil baseado no Arco-íris. Esta oficina promete ser uma experiência divertida e educacional para os alunos.

Plano de Aula: como celebrar o Dia dos Pais na Educação Infantil

Aprenda a comemorar o Dia dos Pais na Educação Infantil com atividades que farão a gente miúda se divertir!

Plano de Aula: Educação Especial AEE

Obtenha informações sobre o plano de aula para Educação Especial AEE, incluindo recursos e estratégias úteis para os profissionais da área.

Plano de Aula: Educação infantil na nova escola

Descubra como criar um plano de aula eficaz para educação infantil na nova escola, com dicas práticas sobre temas, objetivos e muito mais.

Plano de Aula: Educação infantil pronto para uso

O plano de aula para educação infantil daqui é pronto para uso e possui atividades lúdicas e divertidas para estimular o crescimento dos alunos.

Plano de Aula: Educação sobre Etnias para Crianças

Aprenda como ensinar crianças sobre etnias e culturas diferentes usando nosso plano de aula! Obtenha ferramentas para ensinar seus alunos de forma divertida e educativa.