Plano de Aula: Desenvolva a criatividade com caixa surpresa na Educação Infantil (BNCC)
Desenvolva o potencial criativo dos alunos da Educação Infantil com o plano de aula caixa surpresa. Fique por dentro das melhores práticas para motivar e estimular a criatividade!
A criatividade é uma das maiores ferramentas que podemos oferecer às crianças em idade escolar. É com a criatividade que o desenvolvimento intelectual e emocional da criança avançará em direção à sua plenitude, o que se torna a base para o seu futuro. Por isso, é importante que os professores saibam como estimular as crianças, e para isso eles precisam de um plano de aula. Neste artigo, mostraremos uma proposta de plano de aula para educação infantil baseado na caixa surpresa, que estimulará os alunos a explorarem a sua criatividade.
A proposta é dividida em três partes, que começam com a explicação da técnica da caixa surpresa. Em seguida, mostraremos como é feita a preparação do material para a caixa surpresa, seguindo pelas sugestões de atividades para com as crianças. Por fim, concluiremos com algumas considerações sobre a técnica, ressaltando os benefícios que ela traz para o desenvolvimento intelectual e emocional das crianças.
Com a caixa surpresa, os professores podem criar um ambiente lúdico, que estimule as crianças a explorarem seu próprio potencial criativo. Essa técnica se baseia na ideia de que cada caixa contém itens surpreendentes que as crianças podem explorar com a ajuda dos professores. Os itens podem variar de objetos do cotidiano, como lápis, canetas e fitas adesivas, até itens mais criativos, como pedaços de madeira, recortes de papel e muito mais.
A grande vantagem da caixa surpresa é que ela permite que as crianças explorem seus limites sem sentirem pressão ou medo de errar. Essa técnica possibilita que as crianças invistam a sua imaginação, criando novas formas de usar e repensar os itens da caixa. É uma ótima forma de estimular a criatividade das crianças, ao mesmo tempo que elas aprendem a lidar com os materiais à disposição.
O plano de aula baseado na caixa surpresa que propomos aqui é um sugestão de como os professores podem estimular a criatividade das crianças em sala de aula. Vamos entender melhor como isso é feito e quais são os benefícios que essa técnica oferece para os alunos.
Sumário
Duração
A aula terá duração de 60 minutos para que os alunos possam explorar a caixa surpresa e desenvolver sua criatividade. A atividade tem como objetivo principal estimular a criatividade e a curiosidade dos alunos e trabalhar a capacidade de pensar fora da caixa, além de estimular a cooperação e o trabalho em equipe.
Para isso, serão necessários 40 minutos para a exploração da caixa e 20 minutos para a discussão dos resultados obtidos, onde os alunos poderão compartilhar suas experiências, além de refletir sobre o que foi realizado.
Durante a aula, serão realizadas atividades lúdicas para que os alunos possam se divertir enquanto aprendem.
Área do Conhecimento
Esta aula tem como área de conhecimento a Educação Infantil, abordando o desenvolvimento das habilidades cognitivas dos alunos, como a criatividade, a curiosidade, a cooperação e a capacidade de pensar fora da caixa.
A atividade tem como objetivo estimular a criatividade e a curiosidade dos alunos, além de trabalhar a cooperação e o trabalho em equipe. Por meio de atividades lúdicas, os alunos poderão se divertir enquanto aprendem.
Os alunos terão oportunidade de desenvolver sua capacidade de pensar fora da caixa, explorando a caixa surpresa e buscando soluções para os desafios propostos.
Unidade temática
A unidade temática desta aula é o desenvolvimento da criatividade e da curiosidade dos alunos, além de estimular a cooperação e o trabalho em equipe.
Os alunos também terão a oportunidade de desenvolver sua capacidade de pensar fora da caixa ao explorarem a caixa surpresa e buscarem soluções para os desafios propostos.
Durante a aula, serão abordados temas como a importância da cooperação e do trabalho em equipe, além de estimular a criatividade e a curiosidade dos alunos.
Objeto de Conhecimento
Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de desenvolver habilidades e conhecimentos como a criatividade, a curiosidade, a cooperação, o trabalho em equipe e a capacidade de pensar fora da caixa.
Serão abordados tópicos como a importância da cooperação e do trabalho em equipe, além de estimular a criatividade e a curiosidade dos alunos.
Ao explorar a caixa surpresa, os alunos terão a oportunidade de desenvolver sua capacidade de pensar fora da caixa e buscar soluções para os desafios propostos.
Habilidades que o aluno deve desenvolver
Os alunos devem desenvolver habilidades como a criatividade, a curiosidade, a cooperação, o trabalho em equipe, além de estimular a capacidade de pensar fora da caixa.
Durante a aula, os alunos também terão a oportunidade de desenvolver sua capacidade de resolver problemas, buscando soluções para os desafios propostos.
Além disso, será trabalhada a importância da cooperação e do trabalho em equipe, estimulando a colaboração entre os alunos e o compartilhamento de ideias.
Métodos e recursos didáticos
Para desenvolver as habilidades dos alunos, serão utilizados métodos e recursos didáticos como: caixa surpresa, atividades lúdicas, jogos e discussões em grupo.
A caixa surpresa será usada como principal recurso didático para estimular a criatividade e a curiosidade dos alunos, além de trabalhar a capacidade de pensar fora da caixa.
Jogos e atividades lúdicas também serão utilizados para estimular a cooperação e o trabalho em equipe, além de divertir os alunos enquanto aprendem.
Método de Avaliação
A avaliação desta aula será realizada por meio da observação dos alunos durante as atividades, da discussão dos resultados obtidos e do comportamento dos alunos durante a aula.
Serão avaliadas as habilidades desenvolvidas pelos alunos, como a criatividade, a curiosidade, a cooperação, o trabalho em equipe e a capacidade de pensar fora da caixa.
A avaliação também levará em consideração o comportamento dos alunos durante a aula, como a cooperação entre os alunos e o compartilhamento de ideias.