Plano de Aula: Aprendendo com a Bolha de Sabão na Educação Infantil (BNCC)
Descubra como o plano de aula da bolha de sabão pode contribuir para o desenvolvimento e aprendizado dos alunos na educação infantil. Explicaremos tudo que você precisa saber neste artigo.
Alcançar a aprendizagem efetiva das crianças nos primeiros anos de vida é de suma importância para o seu desenvolvimento psicomotor, cognitivo e social. Nesse sentido, as atividades práticas e lúdicas são essenciais para despertar o interesse e a motivação dos pequenos.
Uma maneira eficaz de proporcionar o aprendizado a crianças de até seis anos de idade é a utilização de jogos e brincadeiras. Dentro desse contexto, temos a Bolha de Sabão como atividade lúdica muito difundida entre as crianças.
Através desta brincadeira, é possível desenvolver as habilidades motoras finas e grossas, despertar o interesse e o encantamento pela natureza, promover o raciocínio lógico e problematizar a realidade, estimulando o raciocínio crítico.
Dessa forma, este artigo tem como objetivo propor uma plano de aula baseada na Bolha de Sabão, para ser aplicada na Educação Infantil. Para isso, abordaremos as principais características dessa atividade lúdica, assim como as possíveis abordagens na sala de aula e os objetivos a serem alcançados.
Conheça mais sobre a Bolha de Sabão na Educação Infantil e descubra os benefícios que essa atividade lúdica traz para o desenvolvimento dos pequenos.
Sumário
Duração
O plano de aula terá a duração de 45 minutos. Serão 30 minutos destinados à exploração da bolha de sabão, 15 minutos para o momento de reflexão.
Área do Conhecimento
Esta aula abordará conteúdos relacionados à Educação Infantil, especificamente a Exploração do Mundo Físico.
Unidade Temática
A unidade temática desta aula é a Exploração da Bolha de Sabão. Os alunos explorarão as propriedades da bolha de sabão, como a formação de bolhas, a capacidade de flutuar e a diferentes cores que podem ser criadas.
Objeto de Conhecimento
Os alunos aprenderão sobre a formação de bolhas, a capacidade de flutuar e a formação de diferentes cores que podem ser criadas com a bolha de sabão.
Habilidades que o Aluno deve Desenvolver
Os alunos desenvolverão habilidades como observação, exploração, experimentação, comunicação e reflexão.
Métodos e Recursos Didáticos
Nesta aula serão utilizados recursos como bolhas de sabão, detergente, água, garrafas de plástico, copos de plástico, corantes alimentícios, entre outros. Os alunos também usarão métodos como experimentação, observação, desenho e discussão para explorar o tema.
Método de Avaliação
A avaliação dos alunos será realizada através do monitoramento dos processos de experimentação, observação, desenho e discussão. Serão avaliados também a capacidade de interpretar os resultados e a forma como os alunos desenvolvem as habilidades de comunicação e reflexão.