Plano de Aula: Como enfrentar a violência na escola? (BNCC)
Saiba como criar um plano de aula para lidar com a violência nas escolas. Entenda as principais formas de prevenção e intervenção para lidar com esse problema.
A violência na escola é um problema preocupante para todos os envolvidos: alunos, pais, professores, administradores e legisladores. O assédio, a intimidade e a violência emocional e física têm um impacto negativo na comunidade educacional e podem afetar o desempenho acadêmico, o bem-estar emocional e a vida dos alunos. A seguir, apresentamos um plano de aula que destaca a importância de lidar com a violência na escola, bem como oferece estratégias eficazes para prevenir e abordar a violência.
Vamos começar com uma compreensão mais profunda da violência na escola e seu impacto na comunidade educacional. Entenderemos os fatores que contribuem para a violência na escola e descobriremos como abordar a violência como uma questão de direitos civis. Além disso, proporcionaremos contexto histórico para esclarecer a importância da discussão e do desenvolvimento de habilidades para lidar com a violência.
Em seguida, exploraremos as estratégias gerais que os professores podem usar para prevenir a violência e alcançar um meio ambiente seguro e de suporte. Discutiremos as melhores práticas e o papel dos professores na prevenção da violência. Esta seção também abordará como os professores podem estabelecer relações positivas entre estudantes e abordar questões relacionadas à violência.
Também discutiremos métodos para lidar com a violência quando ela ocorrer. Por exemplo, abordaremos as abordagens de resolução de conflitos e falaremos sobre como os professores podem estabelecer protocolos para tratar a violência na sala de aula. Por último, examinaremos as técnicas de negociação para ajudar os alunos a lidar com questões relacionadas à violência.
Este plano de aula destina-se a fornecer aos professores informações valiosas sobre como abordar e prevenir a violência na escola. Serão discutidas as estratégias gerais e as melhores práticas para prevenir e abordar a violência, bem como as técnicas de resolução de conflitos e negociação para lidar com a violência quando ela ocorrer. Esperamos que este plano de aula possa proporcionar à comunidade educacional conhecimentos necessários para enfrentar a violência na escola.
Sumário
Duração
Esta aula terá duração de uma hora e meia, o que permitirá que os alunos explorem os conteúdos em profundidade. Durante este tempo, os alunos serão estimulados a desenvolver habilidades de reflexão e discussão, bem como habilidades de comunicação e trabalho em equipe.
Os alunos terão a oportunidade de ouvir, refletir e discutir sobre o tema da violência na escola. Eles serão incentivados a compartilhar suas opiniões e a pensar de forma crítica sobre as soluções possíveis para enfrentar este problema.
Ao final da aula, espera-se que os alunos desenvolvam um maior entendimento sobre a violência na escola e sejam capazes de identificar possíveis soluções para ajudar a resolver o problema.
Área do conhecimento
Esta aula se destina a alunos do Ensino Fundamental II, abordando o tema da violência na escola. Esta aula se enquadra na área de conhecimento de Educação para o Enfrentamento à Violência, que tem como objetivo promover o desenvolvimento de habilidades para o enfrentamento da violência.
Durante a aula, os alunos serão estimulados a refletir sobre as diversas formas de violência na escola e compreender os desafios para enfrentar esse problema. Eles também serão estimulados a desenvolver habilidades para a tomada de decisões e ações para ajudar a prevenir e enfrentar a violência na escola.
Serão abordados também os direitos e deveres de todos os envolvidos na escola, bem como as estratégias e recursos necessários para a promoção de um ambiente escolar seguro e inclusivo.
Unidade temática
Esta aula abordará a temática da violência na escola, abordando diferentes tipos de violência, como a violência física, verbal, psicológica e sexual. Os alunos serão incentivados a refletir sobre questões como a responsabilidade de todos os envolvidos na escola, bem como as possíveis soluções para enfrentar a violência.
Durante a aula, os alunos discutirão tópicos como a importância da escuta ativa, como lidar com os conflitos, bem como a importância de se trabalhar de forma colaborativa para enfrentar a violência na escola.
Serão desenvolvidos também exercícios práticos para que os alunos possam colocar em prática, de maneira lúdica, as habilidades desenvolvidas durante a aula.
Objeto de conhecimento
Este plano de aula abordará os seguintes objetos de conhecimento:
- Compreender o conceito de violência na escola
- Identificar os diferentes tipos de violência
- Compreender a responsabilidade de todos os envolvidos na escola para enfrentar a violência
- Explorar diferentes estratégias e recursos para enfrentar a violência na escola
- Desenvolver habilidades de comunicação, trabalho em equipe e tomada de decisões
Habilidades que o aluno deve desenvolver
Esta aula tem como objetivo que os alunos desenvolvam habilidades para o enfrentamento à violência na escola. Durante a aula, os alunos serão estimulados a desenvolver as seguintes habilidades:
- Habilidades de comunicação e expressão oral
- Habilidades de trabalho em equipe
- Habilidades de reflexão e análise crítica
- Habilidades de tomada de decisões
Métodos e recursos didáticos
Para desenvolver os objetos de conhecimento e habilidades acima mencionados, serão utilizados os seguintes métodos e recursos didáticos:
- Exposição do professor
- Discussões em grupo
- Exercícios práticos
- Apresentações em PowerPoint
- Vídeos e filmes sobre o tema
- Jogos de tabuleiro
- Atividades lúdicas
Método de Avaliação
A avaliação desta aula será feita através de uma autoavaliação dos alunos ao final da aula. Os alunos serão incentivados a avaliar o seu progresso e a refletir sobre o que aprenderam durante a aula.
Além disso, será realizada uma avaliação por parte do professor, que avaliará os alunos de acordo com os objetivos definidos no início da aula. A avaliação poderá ser feita por meio de questionários, discussões em grupo ou apresentações em PowerPoint.
A avaliação desta aula será realizada de forma contínua, ao longo da aula, através de feedbacks e discussões entre alunos e professor.