Planos de Aula BNCC

Plano de Aula: Como enfrentar a violência na escola? (BNCC)

Saiba como criar um plano de aula para lidar com a violência nas escolas. Entenda as principais formas de prevenção e intervenção para lidar com esse problema.

A violência na escola é um problema preocupante para todos os envolvidos: alunos, pais, professores, administradores e legisladores. O assédio, a intimidade e a violência emocional e física têm um impacto negativo na comunidade educacional e podem afetar o desempenho acadêmico, o bem-estar emocional e a vida dos alunos. A seguir, apresentamos um plano de aula que destaca a importância de lidar com a violência na escola, bem como oferece estratégias eficazes para prevenir e abordar a violência.

Vamos começar com uma compreensão mais profunda da violência na escola e seu impacto na comunidade educacional. Entenderemos os fatores que contribuem para a violência na escola e descobriremos como abordar a violência como uma questão de direitos civis. Além disso, proporcionaremos contexto histórico para esclarecer a importância da discussão e do desenvolvimento de habilidades para lidar com a violência.

Em seguida, exploraremos as estratégias gerais que os professores podem usar para prevenir a violência e alcançar um meio ambiente seguro e de suporte. Discutiremos as melhores práticas e o papel dos professores na prevenção da violência. Esta seção também abordará como os professores podem estabelecer relações positivas entre estudantes e abordar questões relacionadas à violência.

Também discutiremos métodos para lidar com a violência quando ela ocorrer. Por exemplo, abordaremos as abordagens de resolução de conflitos e falaremos sobre como os professores podem estabelecer protocolos para tratar a violência na sala de aula. Por último, examinaremos as técnicas de negociação para ajudar os alunos a lidar com questões relacionadas à violência.

Este plano de aula destina-se a fornecer aos professores informações valiosas sobre como abordar e prevenir a violência na escola. Serão discutidas as estratégias gerais e as melhores práticas para prevenir e abordar a violência, bem como as técnicas de resolução de conflitos e negociação para lidar com a violência quando ela ocorrer. Esperamos que este plano de aula possa proporcionar à comunidade educacional conhecimentos necessários para enfrentar a violência na escola.

Planos de Aula BNCC
Sumário

Duração

Esta aula terá duração de uma hora e meia, o que permitirá que os alunos explorem os conteúdos em profundidade. Durante este tempo, os alunos serão estimulados a desenvolver habilidades de reflexão e discussão, bem como habilidades de comunicação e trabalho em equipe.

Os alunos terão a oportunidade de ouvir, refletir e discutir sobre o tema da violência na escola. Eles serão incentivados a compartilhar suas opiniões e a pensar de forma crítica sobre as soluções possíveis para enfrentar este problema.

Ao final da aula, espera-se que os alunos desenvolvam um maior entendimento sobre a violência na escola e sejam capazes de identificar possíveis soluções para ajudar a resolver o problema.

Área do conhecimento

Esta aula se destina a alunos do Ensino Fundamental II, abordando o tema da violência na escola. Esta aula se enquadra na área de conhecimento de Educação para o Enfrentamento à Violência, que tem como objetivo promover o desenvolvimento de habilidades para o enfrentamento da violência.

Durante a aula, os alunos serão estimulados a refletir sobre as diversas formas de violência na escola e compreender os desafios para enfrentar esse problema. Eles também serão estimulados a desenvolver habilidades para a tomada de decisões e ações para ajudar a prevenir e enfrentar a violência na escola.

Serão abordados também os direitos e deveres de todos os envolvidos na escola, bem como as estratégias e recursos necessários para a promoção de um ambiente escolar seguro e inclusivo.

Unidade temática

Esta aula abordará a temática da violência na escola, abordando diferentes tipos de violência, como a violência física, verbal, psicológica e sexual. Os alunos serão incentivados a refletir sobre questões como a responsabilidade de todos os envolvidos na escola, bem como as possíveis soluções para enfrentar a violência.

Durante a aula, os alunos discutirão tópicos como a importância da escuta ativa, como lidar com os conflitos, bem como a importância de se trabalhar de forma colaborativa para enfrentar a violência na escola.

Serão desenvolvidos também exercícios práticos para que os alunos possam colocar em prática, de maneira lúdica, as habilidades desenvolvidas durante a aula.

Objeto de conhecimento

Este plano de aula abordará os seguintes objetos de conhecimento:

  • Compreender o conceito de violência na escola
  • Identificar os diferentes tipos de violência
  • Compreender a responsabilidade de todos os envolvidos na escola para enfrentar a violência
  • Explorar diferentes estratégias e recursos para enfrentar a violência na escola
  • Desenvolver habilidades de comunicação, trabalho em equipe e tomada de decisões

Habilidades que o aluno deve desenvolver

Esta aula tem como objetivo que os alunos desenvolvam habilidades para o enfrentamento à violência na escola. Durante a aula, os alunos serão estimulados a desenvolver as seguintes habilidades:

  • Habilidades de comunicação e expressão oral
  • Habilidades de trabalho em equipe
  • Habilidades de reflexão e análise crítica
  • Habilidades de tomada de decisões

Métodos e recursos didáticos

Para desenvolver os objetos de conhecimento e habilidades acima mencionados, serão utilizados os seguintes métodos e recursos didáticos:

  • Exposição do professor
  • Discussões em grupo
  • Exercícios práticos
  • Apresentações em PowerPoint
  • Vídeos e filmes sobre o tema
  • Jogos de tabuleiro
  • Atividades lúdicas

Método de Avaliação

A avaliação desta aula será feita através de uma autoavaliação dos alunos ao final da aula. Os alunos serão incentivados a avaliar o seu progresso e a refletir sobre o que aprenderam durante a aula.

Além disso, será realizada uma avaliação por parte do professor, que avaliará os alunos de acordo com os objetivos definidos no início da aula. A avaliação poderá ser feita por meio de questionários, discussões em grupo ou apresentações em PowerPoint.

A avaliação desta aula será realizada de forma contínua, ao longo da aula, através de feedbacks e discussões entre alunos e professor.

Salvar Plano de Aula em PDF
Planos de Aula BNCC

Veja alguns planos de aula similares

Confira outros planos de aula que podem ser úteis para você.

Plano de Aula: Educação infantil na nova escola

Descubra como criar um plano de aula eficaz para educação infantil na nova escola, com dicas práticas sobre temas, objetivos e muito mais.

Plano de Aula: Aprenda sobre violência com a educação infantil

Explore as melhores práticas para ensinar crianças sobre violência, com este plano de aula direcionado à educação infantil. Desenvolva habilidades e conhecimentos importantes em relação ao tema.

Plano de Aula: Como ensinar sobre minha escola para educação infantil

Aprenda como criar um plano de aula divertido e interessante para seus alunos da educação infantil sobre a sua própria escola.

Plano de Aula: Atividades para alunos de 5 anos da pré-escola

Descubra as melhores atividades para crianças de 5 anos na pré-escola com nosso plano de aula. Aprenda como planejar e organizar seu programa de ensino para otimizar o aprendizado de seus alunos.

Plano de Aula: O que você precisa saber sobre Escola Bíblica Dominical

Aprenda as melhores práticas para criar um plano de aula para Escola Bíblica Dominical e o que você precisa levar em consideração!

Plano de Aula: Conhecendo minha escola

Aprenda como criar um plano de aula divertido e interessante para ensinar seus alunos sobre sua escola. Obtenha dicas, informações e recursos para criar um plano de aula educativo que seus alunos vão adorar!