Plano de Aula: Provas da existência de Deus (BNCC)
Entenda as provas da existência de Deus com este plano de aula completo. Estude a partir de diferentes fontes, experimente e reflita sobre o assunto.
Este artigo discutirá um plano de aula criado para auxiliar professores e educadores a ensinar sobre a existência de Deus. É um importante assunto que tem sido discutido em salas de aula por séculos, e que também tem implicações na vida dos alunos em seus dias. Com a ciência moderna e a evolução da lógica, é importante que os professores sejam capazes de fornecer uma análise equilibrada e informativa sobre a questão. É necessário que os alunos desenvolvam uma compreensão abrangente das provas da existência de Deus.
Neste plano de aula, examinaremos alguns argumentos usados para defender a existência de Deus. Primeiro, discutiremos o Argumento Cosmológico, que foi desenvolvido por São Tomás de Aquino no século XIII. O argumento se baseia na premissa de que, como todas as coisas existem no universo, deve existir uma causa primordial para tal existência. Esta causa primordial é considerada Deus, como um ser supremo que é a causa inicial e imutável de todas as coisas.
Em seguida, examinaremos o argumento Teleológico. Este argumento se baseia na premissa de que, como existem muitos fenômenos e eventos no universo que parecem ter sido direcionados para um propósito, deve existir uma mente divina que planejou tudo isso. Essa mente divina é considerada Deus, como um ser onipotente e onisciente que pode criar e governar o universo.
Além disso, discutiremos o Argumento Ontológico. Este argumento se baseia na premissa de que, como existem coisas que são portadoras de atributos que são definidos como perfeitos, deve existir uma entidade que é a fonte destes atributos perfeitos. Esta entidade é considerada Deus, como um ser absolutamente perfeito e completo.
Estas provas serão analisadas em profundidade e os alunos serão questionados sobre seus próprios pontos de vista sobre o assunto. Exemplos da história, da filosofia, da ciência e da religião serão usados para ajudar os alunos a compreender e apreciar a questão. O objetivo deste plano de aula é fornecer aos alunos ferramentas e informações para desenvolver sua própria compreensão sobre a existência de Deus.
Sumário
Duração
Esta aula terá a duração de 50 minutos. Serão necessários 25 minutos para abordar os conteúdos e os outros 25 minutos serão direcionados à atividades práticas.
Área do conhecimento
Esta aula abordará conteúdos relacionados à Filosofia. Serão discutidos tópicos relacionados à provas da existência de Deus.
Unidade temática
A unidade temática desta aula será a prova ontológica de Deus. Serão discutidos os principais argumentos que tentam provar a existência de Deus.
Objeto de conhecimento
Os conceitos trabalhados nesta aula serão: a prova ontológica de Deus, argumentos utilizados para provar a existência de Deus, crítica aos argumentos e suas falhas.
Habilidades que o aluno deve desenvolver
Os alunos deverão desenvolver habilidades de análise crítica, interpretação de textos, argumentação e raciocínio lógico.
Métodos e recursos didáticos
Serão utilizados métodos de ensino inovadores para desenvolver as habilidades dos alunos. Utilizaremos recursos como slides, vídeos, discussões em grupo e debates para aprofundar o conhecimento.
Método de Avaliação
A avaliação da aula será feita através de provas escritas. Serão avaliados os conteúdos abordados, bem como, as habilidades desenvolvidas pelos alunos.