Plano de Aula: Parlendas para o 2° ano do Ensino Fundamental (BNCC)
Encontre aqui o plano de aula de parlenda para o 2° ano do ensino fundamental, com atividades práticas para os alunos.
As parlendas são uma excelente forma de trabalhar conteúdos de língua portuguesa e trabalhar com a criatividade dos alunos. Elas trazem diversão, entretenimento e, ao mesmo tempo, ajudam na aprendizagem. Elas podem ser usadas como atividades lúdicas, pois estimulam a criatividade e engajam os alunos no processo de aprendizagem. Além disso, as parlendas ajudam a melhorar a oralidade, a escrita e a leitura dos alunos. Neste artigo, falaremos sobre os benefícios de trabalhar as parlendas com alunos do segundo ano do Ensino Fundamental e mostraremos um plano de aula para trabalhar com as parlendas.
As parlendas são poemas curtos que possuem rima e rimas alternadas. Elas são formadas por versos curtos e possuem uma narrativa simples. O objetivo das parlendas, como o de qualquer outro tipo de poema, é contar uma história de maneira divertida. Elas são geralmente contadas de forma animada e podem ser acompanhadas de gestos e expressões faciais. Além disso, as parlendas são uma ótima forma para ensinar os alunos a lidar com a criatividade e estimular a oralidade.
Quando se trata de trabalhar com alunos do segundo ano do Ensino Fundamental, as parlendas são excelentes ferramentas pedagógicas. Os alunos estão aprendendo a língua portuguesa e, com as parlendas, eles podem aprender e praticar o uso da língua de maneira divertida e envolvente. Isso ajuda a melhorar o desempenho dos alunos em língua portuguesa, pois eles podem ter um contato maior e mais entusiasmado com a língua. Além disso, as parlendas podem ajudar a melhorar a oralidade, a escrita e a leitura dos alunos.
Neste artigo, mostraremos um plano de aula para trabalhar as parlendas com alunos do segundo ano do Ensino Fundamental. Mostraremos como usar as parlendas na sala de aula, como ensinar as parlendas aos alunos e como é possível tornar a aprendizagem das parlendas um processo divertido e envolvente. Além disso, falaremos sobre as vantagens de trabalhar com as parlendas e como elas podem ajudar a melhorar o desempenho dos alunos em língua portuguesa.
Vamos, então, começar a falar sobre como usar as parlendas na sala de aula e mostrar um plano de aula para trabalhar as parlendas com alunos do segundo ano do Ensino Fundamental. Esperamos que este artigo seja útil para os professores que querem trabalhar as parlendas na sala de aula e dar aos alunos uma experiência divertida e envolvente.
Sumário
Duração
O plano de aula terá a duração de uma aula de 50 minutos. Será necessário que os alunos ouçam as parlendas, participem de debates sobre elas e construam as próprias parlendas.
Além disso, será necessário que os alunos sejam incentivados a levantar hipóteses sobre o assunto abordado e que haja discussão para que os alunos possam refletir sobre o assunto.
Ao final da aula, também será necessário que os alunos façam uma avaliação para que se possa conferir se os conteúdos foram assimilados.
Área do conhecimento
Esta aula abordará os conteúdos da área de Língua Portuguesa do 2º ano do Ensino Fundamental, especificamente de poesia oral.
Serão abordados os temas das parlendas, seu significado e seu contexto histórico, como também a importância deste gênero literário para a cultura popular brasileira.
Será também abordado o papel da poesia na construção de conceitos de língua portuguesa, como o uso de rimas, assonâncias e aliterações.
Unidade temática
A unidade temática desta aula será sobre parlendas, que são poemas curtos e rimados que contam histórias curiosas e divertidas.
Serão abordadas as parlendas mais conhecidas no Brasil, como “Cai, Cai, Balão”, “A Formiguinha e a Neve” e “A Galinha Ruiva”, entre outras.
Também serão abordadas as origens destes poemas, suas características e sua importância na cultura brasileira.
Objeto de conhecimento
Os objetos de conhecimento desta aula são os conceitos e processos relacionados às parlendas.
Estes conceitos são: o que é uma parlenda, suas características, suas origens, o significado de cada parlenda e sua importância na cultura brasileira.
Os processos são: ouvir as parlendas, debater sobre elas, construir parlendas, levantar hipóteses, refletir sobre o assunto e avaliar os conteúdos.
Habilidades que o aluno deve desenvolver
Os alunos devem desenvolver as seguintes habilidades: ouvir atentamente o que os outros dizem, discutir sobre o assunto, construir parlendas, levantar hipóteses sobre o assunto e refletir sobre o conteúdo abordado.
Também serão necessárias habilidades de trabalho em grupo, como a capacidade de ouvir atentamente o que os outros dizem, de respeitar as opiniões alheias e de contribuir com ideias próprias.
Além disso, será necessário que os alunos sejam capazes de avaliar os conteúdos para verificar se os mesmos foram assimilados.
Métodos e recursos didáticos
Para esta aula serão utilizados recursos didáticos como a projeção de imagens, vídeos e músicas relacionadas às parlendas.
Também serão utilizados recursos como papel, lápis, canetas e cadernos para que os alunos possam escrever as parlendas que construírem.
Serão utilizados também recursos de trabalho em grupo, como a divisão dos alunos em pequenos grupos para discutir sobre as parlendas e a construção das próprias parlendas.
Método de Avaliação
A avaliação desta aula será feita por meio de questionários orais e escritos para que se possa avaliar o nível de compreensão dos alunos sobre o assunto abordado.
Também serão realizadas avaliações individuais e em grupo para verificar se os alunos conseguiram construir as próprias parlendas e se discutiram sobre as parlendas abordadas.
Além disso, serão avaliadas as habilidades desenvolvidas pelos alunos durante a aula, como a capacidade de ouvir atentamente o que os outros dizem, de respeitar as opiniões alheias e de contribuir com ideias próprias.