Plano de Aula: Ordem Alfabética para o 1º ano (BNCC)
Ensine aos alunos do 1º ano de escolaridade com este plano de aula sobre ordem alfabética. Ofereça a eles esta ferramenta através de jogos, vídeos e muito mais!
Aprender a ordem alfabética é uma habilidade importante que os alunos devem adquirir durante o ensino fundamental. É comum que os alunos do 1º ano tenham dificuldade em compreender esta ordem, pois nem sempre a associação é intuitiva. Por esta razão, é necessário desenvolver um plano de aula adequado para que todos os alunos consigam entender e internalizar esta ordem.
Neste plano de aula, seremos guiados por quatro passos principais: compreensão da ordem alfabética, desenvolvimento de habilidades para aplicá-la, aumento da memória e prática de habilidades de leitura. Vamos lá!
Primeiro, vamos abordar a compreensão da ordem alfabética. Os alunos devem entender o que é a ordem alfabética para que possam aplicá-la. A partir deste ponto, iremos usar jogos, vídeos e atividades para ajudar os alunos a compreender e internalizar esta ordem.
Em seguida, precisamos desenvolver habilidades para aplicar a ordem alfabética. Os alunos devem ser capazes de reconhecer as letras do alfabeto e as associações entre elas. Para isso, podemos usar jogos e atividades lúdicas que ajudem os alunos a praticar a ordem.
Finalmente, é importante que os alunos aumentem seu nível de memória. Desta forma, eles poderão conhecer e aplicar a ordem alfabética de forma mais eficiente, bem como outras habilidades de leitura.
Sumário
Duração
Esta aula terá uma duração de 45 minutos. Durante este período, os alunos terão a oportunidade de praticar com o conteúdo de ordem alfabética, de acordo com o que foi abordado em sala de aula.
Serão trabalhados desde os sons iniciais, até a ordenação de palavras. Serão abordados também, os sons finais, bem como a relação entre letras e sons.
O aluno também terá a oportunidade de praticar com a escrita de palavras, e com a leitura de textos simples.
Área do conhecimento
Esta aula abordará a área do conhecimento de Língua Portuguesa e sua Literatura. Os alunos serão estimulados a desenvolver habilidades de compreensão e produção de textos, bem como de leitura e escrita.
Serão trabalhados também, conceitos de ordem alfabética, bem como a relação entre letras e sons, e a importância da classificação de palavras.
O aluno também terá a oportunidade de praticar a escrita de palavras e a leitura de textos simples.
Unidade temática
A unidade temática abordada nesta aula será a de ordem alfabética. Serão trabalhados conceitos como os sons iniciais e finais, bem como a relação entre letras e sons.
Os alunos também terão a oportunidade de praticar a escrita de palavras e a leitura de textos simples. Será trabalhado também, a classificação de palavras.
Além disso, serão abordados conceitos como a importância da ordem alfabética, e a relação entre letras e sons.
Objeto de conhecimento
Os alunos terão a oportunidade de trabalhar com os conceitos de ordem alfabética, bem como a relação entre letras e sons.
Serão abordadas também as habilidades de leitura e escrita, bem como a classificação de palavras.
A importância da ordem alfabética também será abordada nesta aula.
Habilidades que o aluno deve desenvolver
Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de desenvolver habilidades de leitura e escrita, bem como habilidades de compreensão e produção de textos.
Serão trabalhadas também, as habilidades de classificação de palavras e a relação entre letras e sons.
Além disso, os alunos deverão desenvolver habilidades de interpretação e compreensão de textos simples.
Métodos e recursos didáticos
Nesta aula, serão usados métodos e recursos didáticos como o uso de jogos, vídeos, músicas e histórias para trabalhar os conceitos abordados.
Os alunos também terão a oportunidade de praticar a escrita de palavras e a leitura de textos simples.
Serão usados também, recursos audiovisuais para trabalhar os conceitos de ordem alfabética.
Método de Avaliação
A avaliação será feita por meio de observação, análise de trabalhos e avaliação de desempenho, com o objetivo de verificar o entendimento dos alunos sobre os conceitos abordados.
Serão usados também, testes orais e escritos para verificar o desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita, bem como a compreensão e interpretação de textos simples.
Serão usados também, jogos e atividades lúdicas para avaliar o desempenho dos alunos.