Plano de Aula: Entendendo o lugar do sujeito no mundo (BNCC)
Compreenda melhor o lugar que o sujeito ocupa no mundo através deste plano de aula. Saiba como ensinar e promover o conhecimento sobre o assunto.
A educação tem como objetivo dotar o indivíduo de conhecimento e habilidades para que tenha consciência de sua responsabilidade enquanto sujeito no mundo, de forma a garantir um desenvolvimento ao mesmo tempo pessoal, social e profissional. Nesse sentido, trabalhar com a consciência e responsabilidade do indivíduo no ambiente que o cerca é imprescindível para que possamos formar cidadãos conscientes que possam contribuir para a construção de uma sociedade mais justa.
O presente plano de aula tem o objetivo de estimular os alunos a desenvolverem habilidades e conhecimentos que lhes permitam compreender melhor o seu lugar no mundo, refletindo a respeito de diversos assuntos como a diversidade racial, a diversidade de gênero, a democracia e os direitos humanos. Serão abordados, ainda, temas como a consciência e responsabilidade de cada indivíduo no processo de transformação das condições desiguais que permeiam a sociedade brasileira e mundial.
Nesta aula os alunos serão incentivados a refletir a respeito do lugar do sujeito no mundo. Estimularão o debate, buscando compreender a realidade em que vivem, apropriando-se de conhecimentos para contribuírem para um mundo melhor. A partir de atividades lúdicas, vídeos e discussões, os alunos ampliarão seus conhecimentos a respeito dos direitos humanos, da democracia e dos direitos sociais.
Ao final desta aula, espera-se que os alunos desenvolvam consciência e responsabilidade na sua própria vida e no ambiente que os cerca, bem como que possam reconhecer as desigualdades existentes na sociedade e as formas de cada um contribuir para a transformação desse quadro de injustiças.
Assim, o presente plano de aula busca contribuir para a construção de cidadãos conscientes e responsáveis com o mundo em que vivem.
Sumário
Duração
Esta aula terá a duração total de 2 horas. Durante este tempo, os alunos terão a oportunidade de refletir sobre o lugar do sujeito na sociedade e como isso impacta sua vida.
A primeira hora será usada para abordar temas teóricos e conceituais sobre o assunto, enquanto a segunda hora será destinada à discussão em grupo e ao trabalho de pesquisa.
Essa aula será oferecida como parte da disciplina de Filosofia, mas os seus conteúdos serão abordados de forma interdisciplinar, envolvendo também o campo da Sociologia.
Unidade temática
Esta aula abordará a seguinte unidade temática: "O lugar do sujeito no mundo". Esta unidade temática abordará de forma interdisciplinar temas relacionados à filosofia, sociologia e antropologia, buscando compreender o lugar do sujeito na sociedade.
Esta unidade temática abordará questões como a relação entre o indivíduo e a sociedade, a importância da cultura para o desenvolvimento do sujeito, o papel do sujeito na construção da sociedade e a relação entre o indivíduo e o meio ambiente.
Ao longo desta unidade temática, os alunos terão a oportunidade de refletir sobre o lugar do sujeito na sociedade e como isso impacta sua vida.
Objetos de conhecimento
Durante esta aula, os alunos terão a oportunidade de adquirir e desenvolver conhecimentos relacionados à filosofia, sociologia e antropologia. Serão abordados conceitos como o da identidade, da cultura, do meio ambiente, da sociedade e da responsabilidade social.
Os alunos também serão convidados a refletir sobre como esses conceitos se relacionam entre si e como eles impactam o lugar do sujeito no mundo e na sociedade.
Além disso, os alunos desenvolverão habilidades como a capacidade de trabalhar em equipe, a capacidade de refletir criticamente, a capacidade de pesquisar e a capacidade de apresentar ideias de forma clara e concisa.
Métodos e recursos didáticos
Durante esta aula, serão usados métodos e recursos didáticos como debates em grupo, estudos de caso, apresentações em slides e vídeos. Esses métodos e recursos serão usados para ajudar os alunos a compreender os conceitos abordados e para desenvolver as habilidades necessárias.
Além disso, serão usados materiais didáticos para ajudar os alunos a refletir sobre os temas abordados e para aprofundar seus conhecimentos. Esses materiais incluem livros, artigos, vídeos e outros materiais.
Os alunos também terão a oportunidade de realizar pesquisas, trabalhos em grupo e outras atividades para aprofundar seus conhecimentos sobre o assunto.
Método de avaliação
A avaliação desta aula será feita por meio da realização de provas escritas, trabalhos em grupo, apresentações de slides e outras atividades. Esses métodos de avaliação serão usados para avaliar os conhecimentos adquiridos pelos alunos durante a aula e para verificar se os alunos desenvolveram as habilidades necessárias.
Além disso, a avaliação também incluirá a observação do comportamento dos alunos durante as atividades e discussões em grupo. Essa avaliação será usada para avaliar a participação dos alunos e a capacidade de trabalhar em equipe.
A avaliação final será uma combinação desses métodos de avaliação e será usada para avaliar o desempenho dos alunos durante a aula.