Plano de Aula: Língua Portuguesa para o Ensino Médio 1º Ano. (BNCC)
Aprenda mais sobre como preparar um plano de aula de Língua Portuguesa para o Ensino Médio 1º Ano. Encontre dicas, recursos e ferramentas que farão suas aulas serem mais interessantes e produtivas.
A língua portuguesa é parte fundamental da educação básica e, como tal, é ensinada aos alunos desde a primeira série. Além de ser a língua oficial do Brasil, também é a língua materna de grande parte da população. Por essa razão, a importância do seu ensino é inquestionável.
No entanto, nem sempre o ensino do português é feito de maneira eficiente e eficaz. Os professores muitas vezes não sabem como aplicar de maneira adequada as atividades de língua portuguesa aos alunos, o que acaba prejudicando o aprendizado. Por isso, é extremamente importante que os professores desenvolvam um plano de aula eficaz para garantir que seus alunos aprendam todos os conceitos necessários.
Neste artigo, apresentaremos um plano de aula de língua portuguesa para o Ensino Médio 1º Ano. O plano de aula apresentado é baseado nos padrões curriculares definidos pelo MEC e é um documento importante para garantir que os alunos aprendam de maneira eficiente e eficaz.
A seguir, veremos detalhadamente as características deste plano de aula, os conteúdos a serem abordados, as atividades propostas e como o plano de aula pode ser aplicado em sala de aula.
Portanto, ao final deste artigo, os professores de língua portuguesa terão um plano de aula completo para aplicar em suas aulas, garantindo assim que seus alunos tenham acesso às informações necessárias para tornar-se bons leitores e escritores.
Sumário
Duração
O plano de aula prevê a duração de 1 hora e 30 minutos. O tempo será dividido de acordo com os conteúdos abordados e as atividades propostas.
Serão necessárias aproximadamente 5 aulas para que o aluno desenvolva todas as habilidades necessárias para o domínio dos conteúdos abordados.
O professor deverá acompanhar o desenvolvimento dos alunos e aplicar, se necessário, aulas extras.
Área do Conhecimento
O plano de aula aborda a área do conhecimento da Língua Portuguesa para o Ensino Médio 1º Ano.
Neste plano de aula serão abordados os conteúdos de Ortografia, Morfologia, Sintaxe, Semântica e Pragmática.
O aluno será capacitado a desenvolver as habilidades necessárias para o domínio destes conteúdos.
Unidade Temática
A unidade temática abordada neste plano de aula é a Ortografia.
Nesta unidade serão abordados os conteúdos de acentuação gráfica, uso das letras e uso dos sinais de pontuação.
O aluno será capacitado a usar corretamente as regras ortográficas.
Objeto de Conhecimento
Neste plano de aula serão abordados os conteúdos de acentuação gráfica, uso das letras e uso dos sinais de pontuação.
O aluno será capacitado a identificar e usar corretamente as regras ortográficas, bem como a compreender a função e a importância dos sinais de pontuação.
O aluno também será capacitado a identificar e usar corretamente as letras do alfabeto.
Habilidades que o aluno deve desenvolver
O aluno deverá desenvolver habilidades como a leitura, a escrita, a interpretação de textos e a capacidade de argumentação.
O aluno também deverá desenvolver habilidades para usar corretamente as regras ortográficas e os sinais de pontuação.
Será necessário que o aluno desenvolva habilidades para identificar e usar corretamente as letras do alfabeto.
Métodos e Recursos Didáticos
Os métodos didáticos adotados para o ensino destes conteúdos serão o expositivo, o dialógico, o problematizador e o investigativo.
Os recursos didáticos adotados serão textos, vídeos, imagens, exercícios, jogos e atividades de grupo.
O professor também poderá usar jogos de tabuleiro, desenhos, e outros recursos que possam ajudar a desenvolver as habilidades necessárias.
Método de Avaliação
O método de avaliação adotado será o diagnóstico, o formativo e o sumativo.
O diagnóstico será feito com aplicação de questionários, levantamento de dados sobre o conhecimento prévio dos alunos e observação direta.
O formativo será feito com aplicação de exercícios, trabalhos em grupo, discussões, debates e outras atividades que possam ajudar o professor a avaliar o desenvolvimento dos alunos.
O sumativo será feito com aplicação de provas, questionários e outras atividades que possam ajudar o professor a avaliar o domínio dos conteúdos abordados.