Plano de Aula: Explorando a leitura no 1º ano da BNCC
O plano de aula aborda técnicas de leitura para o 1º ano de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Desenvolva seus alunos explorando a leitura com estratégias e atividades práticas.
A leitura é uma habilidade essencial para a aquisição de conhecimento, a construção de ideias, a formação de opiniões e a aquisição de novos conhecimentos. Por esta razão, é importante que as crianças do 1º ano recebam um ensino adequado, que as envolva na leitura. O objetivo deste plano é explorar a leitura no 1º ano da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e propor atividades para o desenvolvimento da leitura em sala de aula.
Este plano de aula visa discutir como a leitura pode ser ensinada no 1º ano, destacando as habilidades e competências que as crianças devem adquirir para entender melhor a leitura. Além disso, propõe atividades para que os alunos possam praticar e reforçar os conceitos abordados. Por fim, serão fornecidas sugestões de materiais de apoio, que podem auxiliar os professores e alunos a explorar a leitura ainda mais.
Este plano de aula será dividido em três partes. A primeira parte tratará dos objetivos gerais da leitura e do ensino da leitura no 1º ano da BNCC. A segunda parte abordará atividades para o desenvolvimento da leitura em sala de aula. A terceira parte abordará materiais de apoio que podem ser utilizados para explorar a leitura no 1º ano.
Em conclusão, o presente plano de aula pretende apresentar uma abordagem inovadora para o ensino da leitura no 1º ano da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Ele fornece não apenas informações sobre como ensinar a leitura, mas também atividades que permitem que os alunos pratiquem e reforcem os conceitos abordados. Além disso, oferece sugestões de materiais de apoio para auxiliar no processo de ensino-aprendizagem. Espera-se que este plano de aula ajude os professores e alunos a explorarem a leitura com mais entusiasmo e compromisso.
Sumário
Duração
Esta aula tem a duração de 1 hora e 30 minutos, o que permitirá a abordagem de todos os conteúdos previstos.
Serão 30 minutos dedicados a explicação e exercícios, e mais 60 minutos para a leitura de um texto que será escolhido previamente, e mais 30 minutos para a discussão do mesmo.
Além disso, os alunos terão a oportunidade de realizar atividades de leitura em casa, que serão avaliadas e discutidas na próxima aula.
Área do conhecimento
Esta aula faz parte da área de Língua Portuguesa, que tem como objetivo principal o ensino de leitura, escrita, oralidade e interpretação de textos.
O conteúdo abordado nesta aula abrange as competências e habilidades específicas do 1º ano da BNCC, que são:
- Reconhecer e interpretar a linguagem oral e escrita; - Identificar o significado de palavras e expressões; - Reconhecer e compreender textos de diversos gêneros; - Compreender a estrutura e a organização do texto.
Unidade temática
A unidade temática abordada nesta aula é a leitura, que se refere à habilidade de interpretar e compreender o que está escrito em um texto.
Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de praticar a leitura de um texto de forma autônoma e em grupo, e discutirão as características do mesmo.
Além disso, os alunos serão incentivados a ler por prazer, e a identificar palavras e expressões no texto.
Objeto de conhecimento
O objeto de conhecimento abordado nesta aula é a leitura, que se refere ao processo de interpretação e compreensão do que está escrito em um texto.
Os alunos terão a oportunidade de praticar a leitura de forma autônoma e em grupo, e discutirão as características do texto.
Além disso, os alunos serão incentivados a ler por prazer, e a identificar palavras e expressões no texto.
Habilidades que o aluno deve desenvolver
Durante a aula, os alunos deverão desenvolver habilidades como:
- Compreender o significado de palavras e expressões; - Reconhecer e compreender textos de diversos gêneros; - Compreender a estrutura e a organização do texto; - Desenvolver a leitura por prazer.
Essas habilidades serão desenvolvidas através de atividades de leitura, discussões em grupo e a realização de exercícios.
Além disso, os alunos terão a oportunidade de realizar atividades de leitura em casa, que serão avaliadas e discutidas na próxima aula.
Métodos e recursos didáticos
Nesta aula, serão utilizados recursos didáticos como:
- Textos para leitura e discussão; - Exercícios de interpretação de textos; - Atividades de leitura em casa.
Além disso, serão utilizados métodos ativos, como explicação, discussão em grupo, leitura em voz alta e realização de exercícios.
Todos esses recursos e métodos serão utilizados para incentivar os alunos a desenvolver habilidades de leitura.
Método de Avaliação
A avaliação da aula será realizada através de:
- Discussão do texto lido; - Resolução de exercícios; - Participação nas atividades; - Avaliação das atividades de leitura realizadas em casa.
Essas atividades serão avaliadas de forma qualitativa, e servirão para verificar o nível de desenvolvimento das habilidades de leitura dos alunos.
Além disso, os alunos terão a oportunidade de realizar atividades de leitura em casa, que serão avaliadas e discutidas na próxima aula.