Planos de Aula BNCC

Plano de Aula: Explorando a Geografia no Ensino Médio (BNCC)

Aprenda a criar um plano de aula sobre geografia para o ensino médio, com recursos e exercícios que ajudam a tornar o aprendizado divertido e interativo.

A Geografia é uma área extremamente importante no ensino médio, pois ajuda a desenvolver uma compreensão melhor sobre o mundo. Aprender sobre as diferentes regiões do mundo, clima, recursos e culturas é uma parte essencial da educação de qualquer estudante. É importante que os professores forneçam uma abordagem sistemática para ensinar aos alunos a explorarem a Geografia.

Este artigo tem como objetivo apresentar um plano de aula para que os professores possam usar quando ensinam sobre a Geografia no Ensino Médio. As atividades desenvolvidas nessa aula permitirão aos alunos explorar diferentes aspectos da Geografia, incluindo a história, a cultura, a topografia e a economia. Essa aula permitirá aos alunos compreenderem melhor a diversidade e as interações entre as regiões do mundo.

Este plano de aula se inicia com uma discussão orientada sobre o tema, seguida de um mapa-múndi e uma atividade de grupo para ajudar os alunos a se familiarizarem com os principais países e continentes. Os alunos serão divididos em grupos e cada grupo será responsável por pesquisar sobre um determinado país. A seguir, os alunos aplicarão o que aprenderam sobre a Geografia e apresentarão seus resultados para a turma.

Também nesta aula será discutido como as características geográficas influenciam a economia de uma região. Os alunos examinarão como as áreas costeiras, recursos naturais e atividades humanas são fatores importantes para a economia global. Além disso, será abordado como a geografia influencia a distribuição de bens comerciais, o turismo e as trocas culturais.

Este plano de aula oferecerá aos professores o que eles precisam para ensinar sobre a Geografia no ensino médio. Ele proporcionará aos alunos uma abordagem sistemática para compreender melhor e explorar as características geográficas do mundo. Ao longo desta aula, os alunos terão a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos geográficos e construir uma visão mais ampla de como o mundo funciona.

Planos de Aula BNCC
Sumário

Duração

Esta aula tem duração de 2 horas, com um intervalo de 10 minutos para descanso e lanche. Durante esse período, o aluno deverá desenvolver habilidades relacionadas à Geografia, a partir de informações teóricas e práticas, além de exercícios que visam aprofundar o conhecimento.

O tempo proposto é suficiente para a abordagem dos conteúdos necessários para a compreensão da Geografia, desde sua origem até a sua aplicação prática.

Durante a aula, também serão desenvolvidos exercícios de fixação e avaliação, para verificar o nível de compreensão dos alunos.

Área do Conhecimento

A área do conhecimento abordada nesta aula é a Geografia. Ela é a ciência que estuda o espaço geográfico, as relações entre as populações e seus meios de produção, as relações econômicas, políticas e sociais.

A Geografia também estuda as características naturais de um lugar, como clima, relevo, hidrografia, vegetação e solo, além de sua localização, como latitude, longitude e altitude.

A Geografia também estuda a evolução das cidades, as relações entre países e regiões, a evolução dos transportes, o desenvolvimento de tecnologias e as mudanças climáticas.

Unidade Temática

Nesta aula, o aluno irá explorar as características geográficas de um lugar específico, a partir da análise de suas características naturais, como clima, relevo, hidrografia, vegetação e solo, além de sua localização, como latitude, longitude e altitude.

Será também abordada a evolução das cidades, as relações entre países e regiões, a evolução dos transportes, o desenvolvimento de tecnologias e as mudanças climáticas.

O aluno também explorará as relações entre as populações e seus meios de produção, bem como as relações econômicas, políticas e sociais.

Objetos de Conhecimento

Nesta aula, o aluno terá a oportunidade de desenvolver conhecimentos relacionados à Geografia, a partir da exploração de conceitos como clima, relevo, hidrografia, vegetação, solo, latitude, longitude, altitude, evolução das cidades, relações entre países e regiões, evolução dos transportes, desenvolvimento de tecnologias e mudanças climáticas.

O aluno também trabalhará os processos de análise de dados, de forma a compreender as relações entre as populações e seus meios de produção, bem como as relações econômicas, políticas e sociais.

Ao final da aula, o aluno deverá ser capaz de identificar características geográficas de um lugar, assim como de compreender as relações entre os diversos elementos que compõem um ambiente.

Habilidades que o Aluno deve Desenvolver

O aluno deverá desenvolver habilidades relacionadas à Geografia, como a capacidade de identificar características geográficas de um lugar, assim como de compreender as relações entre os diversos elementos que compõem um ambiente.

Também serão desenvolvidas habilidades de análise e interpretação de dados, a fim de compreender as relações entre as populações e seus meios de produção, bem como as relações econômicas, políticas e sociais.

Também será desenvolvida a capacidade de relacionar os conhecimentos adquiridos em sala de aula com a realidade, a fim de compreender melhor o mundo em que vivemos.

Métodos e Recursos Didáticos

Serão utilizados recursos teóricos, como textos, livros, vídeos e imagens, para a explicação dos conceitos. Também serão utilizados recursos práticos, como mapas, globos terrestres e experimentos, para aprofundar os conhecimentos.

Além disso, serão utilizados recursos audiovisuais, como projetores, computadores e tablets, para a exibição de imagens e vídeos, assim como para a realização de exercícios e avaliações.

Durante a aula, também serão realizadas atividades em grupo, onde os alunos poderão compartilhar seus conhecimentos e trocar experiências.

Método de Avaliação

A avaliação será realizada por meio de exercícios e questões, que serão aplicadas durante a aula. Serão também utilizados testes e trabalhos práticos, para verificar o nível de compreensão dos alunos.

Além disso, serão realizadas avaliações escritas, para verificar o conhecimento adquirido ao longo do curso.

Ao final da aula, será realizada uma avaliação geral, para verificar o nível de desempenho do aluno e o nível de compreensão dos conteúdos abordados.

Salvar Plano de Aula em PDF
Planos de Aula BNCC

Veja alguns planos de aula similares

Confira outros planos de aula que podem ser úteis para você.

Plano de Aula: 1º ano do Ensino Fundamental de acordo com a BNCC

Aprenda a criar um plano de aula para o 1º ano do ensino fundamental, seguindo as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Plano de Aula: Ciências da Natureza para o Ensino Médio

Aprenda como criar um plano de aula eficiente e motivador para a disciplina de Ciências da Natureza no ensino médio.

Plano de Aula: Arte para o Ensino Médio

Aprenda como preparar um plano de aula de Arte para o Ensino Médio. Obtenha dicas e materiais para ensinar Arte no Ensino Médio.

Plano de Aula: Ensine ciências com o 2º ano do ensino fundamental!

O plano de aula para o 2º ano do ensino fundamental abrange diversos assuntos de ciências, que vão desde física até química. Aprenda como ensinar ciências de maneira prática e divertida.

Plano de Aula: Física 1 ano Ensino Médio

Obtenha acesso ao nosso plano de aula de Física para o 1º ano do Ensino Médio. Estude com material atualizado e ferramentas de aprendizagem.

Plano de Aula: Matemática para o ensino médio

Aprenda a criar um plano de aula eficaz para Ensino Médio de Matemática, com dicas e exemplos práticos.