Planos de Aula BNCC

Plano de Aula: Ensino de Filosofia no Fundamental 1 (BNCC)

Obtenha o melhor plano de aula para ensinar filosofia no fundamental 1, com ideias simples e práticas.

O ensino da filosofia no ensino fundamental tem o objetivo de despertar o espírito crítico e o senso de reflexão dos alunos. O ensinar filosofia no ensino fundamental é uma forma de trabalhar questões importantes da vida como o bem e o mal e o que é o certo ou o errado.

O ensino de filosofia no ensino fundamental também pode ser um meio de aprofundar o conhecimento dos alunos sobre diferentes culturas, lendas, mitos e outras diferentes formas de pensar.

É importante que os professores criem um plano de aula para o ensino de filosofia no ensino fundamental, pois este planejamento permitirá que eles planejem com antecedência o que será abordado em cada aula e garantir que os alunos tenham tempo suficiente para aprender sobre os temas abordados.

Este artigo visa discutir as melhores práticas para o planejamento de aulas de filosofia no ensino fundamental. Serão abordados os objetivos pedagógicos, o uso de recursos didáticos e atividades para o ensino de filosofia para crianças de 8 a 10 anos de idade.

Ao longo deste artigo, os leitores serão capazes de compreender como criar e implementar um plano de aula para o ensino de filosofia no ensino fundamental com sucesso.

Planos de Aula BNCC
Sumário

Duração

A aula de Filosofia terá uma duração de 1 hora, durante a qual serão abordados os conteúdos da unidade temática, bem como as habilidades necessárias para o desenvolvimento do aluno.

Os conteúdos serão abordados de forma lúdica, com o uso de jogos, trabalhos em grupo, filmes e vídeos, de forma a estimular o interesse dos alunos e o desenvolvimento de habilidades.

Também serão realizadas atividades individuais, como pesquisas, leituras, redações e debates, para estimular a reflexão e compreensão dos conteúdos abordados.

Área do conhecimento

A aula de Filosofia abordará a Unidade Temática "O pensamento filosófico na Antiguidade".

Nesta unidade os alunos terão a oportunidade de conhecer a história da Filosofia, desde os primórdios da Grécia antiga até a modernidade, conhecendo as principais correntes filosóficas e seus principais pensadores.

Também serão abordados os temas relacionados ao pensamento filosófico, como o conhecimento, a ética, a estética, a política e a religião.

Objetos de conhecimento

Os objetos de conhecimento abordados nesta aula serão: o pensamento filosófico na Antiguidade; as principais correntes filosóficas e seus principais pensadores; o conhecimento, a ética, a estética, a política e a religião.

Os alunos terão a oportunidade de conhecer a história da Filosofia, desenvolvendo habilidades de análise, reflexão e compreensão dos conteúdos abordados.

Também serão desenvolvidas habilidades de pesquisa, leitura, redação, debate e trabalho em grupo.

Habilidades desenvolvidas

As habilidades que os alunos deverão desenvolver nesta unidade temática são: análise, reflexão, compreensão, pesquisa, leitura, redação, debate e trabalho em grupo.

Estas habilidades serão desenvolvidas a partir do estudo dos conteúdos abordados, com o uso de jogos, trabalhos em grupo, filmes e vídeos, bem como atividades individuais.

Também serão incentivadas a criatividade e a inovação, estimulando a criação de novas ideias e soluções.

Métodos e recursos didáticos

Os métodos e recursos didáticos a serem utilizados nesta aula serão: jogos, trabalhos em grupo, filmes e vídeos, além de atividades individuais como pesquisas, leituras, redações e debates.

Esses recursos permitirão que os alunos desenvolvam as habilidades necessárias para compreender os conteúdos e refletirem sobre os temas abordados.

Também serão incentivadas a criatividade e a inovação, estimulando a criação de novas ideias e soluções.

Método de Avaliação

Para avaliar o desenvolvimento dos alunos nesta unidade temática, serão realizadas avaliações escritas e orais, bem como atividades práticas, como jogos, debates e trabalhos em grupo.

Também será avaliada a capacidade dos alunos de refletir sobre os conteúdos abordados e aplicá-los à vida cotidiana.

Os resultados da avaliação serão utilizados para acompanhar o desenvolvimento dos alunos e avaliar a eficácia dos métodos e recursos didáticos utilizados.

Salvar Plano de Aula em PDF
Planos de Aula BNCC

Veja alguns planos de aula similares

Confira outros planos de aula que podem ser úteis para você.

Plano de Aula: 1º ano do Ensino Fundamental de acordo com a BNCC

Aprenda a criar um plano de aula para o 1º ano do ensino fundamental, seguindo as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Plano de Aula: Antecessor e Sucessor para o 2º ano do Fundamental

Confira aqui o plano de aula de Antecessor e Sucessor para o 2º ano do Ensino Fundamental. Aprenda com dicas práticas e atividades divertidas.

Plano de Aula: Ciências da Natureza para o Ensino Médio

Aprenda como criar um plano de aula eficiente e motivador para a disciplina de Ciências da Natureza no ensino médio.

Plano de Aula: Arte para o Ensino Médio

Aprenda como preparar um plano de aula de Arte para o Ensino Médio. Obtenha dicas e materiais para ensinar Arte no Ensino Médio.

Plano de Aula: Ensine ciências com o 2º ano do ensino fundamental!

O plano de aula para o 2º ano do ensino fundamental abrange diversos assuntos de ciências, que vão desde física até química. Aprenda como ensinar ciências de maneira prática e divertida.

Plano de Aula: Física 1 ano Ensino Médio

Obtenha acesso ao nosso plano de aula de Física para o 1º ano do Ensino Médio. Estude com material atualizado e ferramentas de aprendizagem.