Plano de Aula: Ensino religioso do 3º ano do Ensino Fundamental BNCC
Plano de aula para o ensino religioso do 3º ano do Ensino Fundamental de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Explore diversas atividades e conteúdos para ajudar seus alunos a aprender.
O ensino da religião, assim como outros conteúdos, faz parte do calendário escolar. Se bem pensado e planejado, o ensino religioso pode gerar grandes benefícios para os alunos, pois eles podem desenvolver seus valores e sua moral com base em passagens bíblicas. Por isso, o presente artigo tem como objetivo apresentar um plano de aula voltado para o ensino religioso no 3º ano do ensino fundamental BNCC.
O presente plano de aula é voltado para o 3º ano do ensino fundamental da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A BNCC foi lançada em 2017 e tem por objetivo auxiliar os profissionais da educação a atender as diretrizes educacionais estabelecidas pelo ministério da educação.
O plano de aula foi desenvolvido de acordo com o contexto específico do 3º ano do ensino fundamental, para proporcionar aos alunos uma formação baseada nas lições bíblicas. O plano prevê atividades educacionais desenvolvidas dentro do contexto religioso, bem como trabalhos práticos que estimulem a reflexão e a participação dos alunos.
Os assuntos abordados abordam diversos tópicos, como a história das religiões, os ensinamentos da Bíblia, os mandamentos e os princípios da ética cristã. Além disso, o plano também prevê atividades relacionadas às diferentes formas de culto, as passagens bíblicas mais conhecidas e o significado da espiritualidade para o ser humano.
O presente artigo tem como objetivo apresentar e discutir um plano de aula voltado para o ensino religioso, com o intuito de motivar o pensamento crítico dos alunos do 3º ano do ensino fundamental da Base Nacional Comum Curricular.
Sumário
Duração
O plano de aula para a disciplina de Ensino Religioso do 3º ano do Ensino Fundamental deverá seguir uma duração de 10 aulas. Isso significa que, cada aula levará aproximadamente 45 minutos para ser abordada e trabalhada.
Além disso, estas aulas deverão ser divididas em duas partes, sendo a primeira parte destinada à explanação teórica sobre o assunto a ser trabalhado, e a segunda parte destinada à discussão e aplicação prática das informações passadas.
Todas as aulas deverão ser ministradas de forma clara, objetiva e de acordo com as diretrizes da BNCC para que os alunos possam compreender os conteúdos passados.
Área do conhecimento
A disciplina de Ensino Religioso do 3º ano do Ensino Fundamental tem como objetivo trabalhar conteúdos relacionados às religiões abordando desde seus princípios até suas práticas.
Os conteúdos deverão ser trabalhados de maneira respeitosa e inclusiva, abordando a diversidade de crenças existentes no mundo e permitindo que os alunos compreendam as diferenças existentes entre elas.
Deve-se também levar em consideração o contexto histórico e social das diversas religiões, para que os alunos possam compreender melhor as religiões e suas relações com outras áreas do conhecimento.
Unidade temática
A unidade temática desta disciplina se baseia na compreensão dos princípios e práticas das principais religiões do mundo, tais como o cristianismo, o judaísmo, o islamismo, o hinduísmo e o budismo.
Nas aulas, serão abordados temas como as práticas e costumes de cada religião, as crenças e dogmas, os textos sagrados, as festas religiosas e o papel das religiões na sociedade.
Será também trabalhada a compreensão do que é uma religião, seu papel na história, sua influência na cultura e na arte, bem como sua contribuição para o desenvolvimento da humanidade.
Objeto de conhecimento
Os objetos de conhecimento a serem abordados nesta disciplina incluem os conceitos básicos de cada religião, bem como os seus princípios, práticas e costumes.
Os alunos deverão também compreender as relações entre as diversas religiões, bem como a influência das religiões na história, na cultura e na arte.
Será também trabalhado o respeito e a tolerância para com as diferentes crenças existentes no mundo, a fim de que os alunos possam compreender melhor a diversidade existente.
Habilidades que o aluno deve desenvolver
Ao longo desta disciplina, o aluno deverá desenvolver habilidades como o respeito às diferentes crenças, a tolerância para com as diferenças, a compreensão dos princípios e práticas das principais religiões e a capacidade de interpretar os textos sagrados.
Os alunos também deverão desenvolver a capacidade de discutir e refletir sobre os temas abordados, bem como a habilidade de expressar suas opiniões de maneira clara e respeitosa.
Por fim, os alunos deverão desenvolver também a capacidade de aplicar os conhecimentos adquiridos na vida cotidiana, de forma a compreender melhor as relações entre as diversas religiões e a influência destas na sociedade.
Métodos e recursos didáticos
Os métodos e recursos didáticos a serem utilizados durante as aulas deverão ser escolhidos de acordo com os objetivos e habilidades esperadas, para que os alunos possam compreender melhor os conteúdos passados.
Assim, deverão ser utilizados recursos como vídeos, livros, artigos, músicas, textos sagrados, discussões em grupo, dinâmicas, palestras, entre outros.
Todos os recursos a serem utilizados deverão ser escolhidos de maneira inclusiva e respeitosa, de forma a permitir que os alunos possam compreender melhor as diversas crenças existentes no mundo.
Método de Avaliação
O método de avaliação a ser utilizado durante a disciplina deverá ser escolhido de acordo com os objetivos estabelecidos para a disciplina, e deverá ser capaz de medir o nível de compreensão dos alunos sobre os conteúdos abordados.
Assim, o método de avaliação utilizado deverá incluir tanto avaliações escritas quanto avaliações orais, como discussões em grupo, debates e apresentações de trabalhos.
Além disso, deverão ser utilizadas também atividades práticas, como a criação de trabalhos artísticos e a realização de visitas a locais religiosos, para que os alunos possam compreender melhor as diversas religiões.