Planos de Aula BNCC

Plano de Aula: Natureza e Sociedade para educação infantil de 4 anos (BNCC)

Encontre neste artigo um plano de aula especialmente desenvolvido para crianças de 4 anos englobando temáticas relacionadas à natureza e sociedade.

A educação infantil é a etapa fundamental da formação escolar das crianças da idade de quatro anos. O plano de aula é um dos principais instrumentos para alcançar os objetivos educacionais. Por isso, é importante que os professores desenvolvam planos de aula adequados para essa faixa etária. Neste artigo, abordaremos o plano de aula Natureza e Sociedade para educação infantil de quatro anos.

A natureza e a sociedade têm um papel fundamental no desenvolvimento das crianças nessa faixa etária. É nessa fase que as crianças aprendem a interagir com o meio ambiente e a compreender o funcionamento da sociedade. Por isso, o plano de aula deve abordar esses temas de forma lúdica e interessante.

Esse plano de aula vai abordar três temas principais: a natureza como recurso para o desenvolvimento das crianças, as relações entre a natureza e a sociedade e o processo de educação ambiental para as crianças de quatro anos. O plano de aula incluirá recursos lúdicos, como jogos, desenhos e brincadeiras, para ajudar as crianças a compreender os temas abordados.

Ao longo do artigo, vamos abordar o conteúdo do plano de aula, os recursos que podem ser usados para ensinar os temas relacionados à natureza e à sociedade e, finalmente, as atividades e projetos que podem ser utilizados para aplicar as noções adquiridas. Assim, esperamos fornecer um plano de aula adequado para a educação infantil de quatro anos.

Esse artigo tem como objetivo fornecer aos professores um guia para o desenvolvimento de um plano de aula apropriado para a educação infantil de quatro anos com o tema Natureza e Sociedade. Esperamos que o conteúdo possa ser útil para os educadores e ajudá-los a desenvolver um plano de aula que estimule o desenvolvimento das crianças.

Planos de Aula BNCC
Sumário

Duração

Aula terá duração de 2 horas, sendo 1 hora para a explicação e 1 hora para a atividade prática.

A aula será dividida em dois momentos: a explicação dos conceitos e a realização de uma atividade prática.

Serão aplicados 10 minutos de descanso para a realização de lanches.

Área do Conhecimento

A aula abordará conteúdos da área de Ciências Naturais e Sociais, com foco em Natureza e Sociedade.

Serão abordados conteúdos relacionados às características da natureza, como os seres vivos e as suas adaptações, a água, o solo, as plantas, os animais, as estações do ano e a preservação do meio ambiente.

Também serão abordados conteúdos relacionados às características da sociedade, como as relações familiares, os cuidados, o trabalho, os direitos e deveres, as regras e as formas de convivência.

Unidade Temática

A unidade temática abordará as características da natureza e da sociedade.

Será desenvolvido o tema “A água e a preservação do meio ambiente”, abordando as características da água, as suas utilidades, as formas de preservação e as consequências do descuido com o meio ambiente.

Também será desenvolvido o tema “As relações familiares, direitos e deveres”, abordando as características das relações familiares, os direitos e deveres, as regras e as formas de convivência.

Objeto de Conhecimento

Serão abordados os seguintes conceitos: água, meio ambiente, relações familiares, direitos e deveres, regras e formas de convivência.

Serão desenvolvidos os seguintes processos: identificação de características da água, identificação de formas de preservação do meio ambiente, identificação de características das relações familiares, identificação de direitos e deveres, identificação de regras e formas de convivência.

Serão trabalhadas as seguintes habilidades: interpretação de texto, resolução de problemas, raciocínio lógico, raciocínio crítico, trabalho em grupo e formação de opinião.

Métodos e recursos didáticos

Serão utilizados os seguintes métodos e recursos didáticos: dinâmicas de grupo, jogos, vídeos, textos, imagens, experimentos, trabalhos em grupo e discussões.

Serão utilizados materiais como papel, canetas, lápis, marcadores, livros, computadores, projetores e outros materiais necessários para o desenvolvimento da aula.

Serão desenvolvidas atividades práticas, como a realização de experimentos, a construção de modelos, a realização de jogos, a produção de textos e a discussão de temas.

Método de Avaliação

A avaliação será desenvolvida por meio de observação, questionamento e avaliação de produções dos alunos.

Serão realizadas avaliações sistemáticas, a partir da análise das participações dos alunos nas discussões e das produções realizadas.

Serão avaliadas as habilidades desenvolvidas pelos alunos, bem como a compreensão dos conceitos e processos trabalhados.

Salvar Plano de Aula em PDF
Planos de Aula BNCC

Veja alguns planos de aula similares

Confira outros planos de aula que podem ser úteis para você.

Plano de Aula: Arco-íris, uma experiência divertida para a educação infantil

Aprenda como criar um plano de aula para a educação infantil baseado no Arco-íris. Esta oficina promete ser uma experiência divertida e educacional para os alunos.

Plano de Aula: Ciências da Natureza para o Ensino Médio

Aprenda como criar um plano de aula eficiente e motivador para a disciplina de Ciências da Natureza no ensino médio.

Plano de Aula: como celebrar o Dia dos Pais na Educação Infantil

Aprenda a comemorar o Dia dos Pais na Educação Infantil com atividades que farão a gente miúda se divertir!

Plano de Aula: Educação Especial AEE

Obtenha informações sobre o plano de aula para Educação Especial AEE, incluindo recursos e estratégias úteis para os profissionais da área.

Plano de Aula: Educação infantil na nova escola

Descubra como criar um plano de aula eficaz para educação infantil na nova escola, com dicas práticas sobre temas, objetivos e muito mais.

Plano de Aula: Educação infantil pronto para uso

O plano de aula para educação infantil daqui é pronto para uso e possui atividades lúdicas e divertidas para estimular o crescimento dos alunos.