Planos de Aula BNCC

Plano de Aula: Jogos e brincadeiras na Educação Física (BNCC)

Descubra como planejar sua aula de educação física utilizando jogos e brincadeiras para conseguir um resultado satisfatório.

O ensino de Jogos e Brincadeiras na Educação Física possibilita o desenvolvimento da consciência corporal, da coordenação motora, das habilidades sociais e do espírito de equipe entre os alunos. Por meio de jogos e brincadeiras, os estudantes também reforçam as regras, as leis e a hierarquia entre os participantes. O professor de Educação Física deve estruturar um plano de aula adequado para o ensino destas atividades e proporcionar aos alunos momentos de diversão, lazer e descoberta.

Este artigo abordará as diretrizes que devem ser seguidas para a elaboração de um plano de aula voltado para o ensino de jogos e brincadeiras. Serão fornecidos também métodos e estratégias para que o professor possa adaptar jogos e brincadeiras para cada turma, permitindo assim que os alunos se sintam desafiados e motivados.

O plano de aula deverá ser desenvolvido de acordo com a faixa etária dos alunos, bem como o contexto e o ambiente desportivo em que o ensino-aprendizagem ocorre. O professor deverá selecionar jogos e brincadeiras que estejam de acordo com os interesses dos alunos, além de estipular regras e hierarquias para garantir que todos os envolvidos cumpram seus papéis.

Por fim, este artigo destacará as melhores práticas para a implementação de jogos e brincadeiras na Educação Física e abordará os benefícios desta forma de ensino para os alunos, destacando as habilidades psico-motoras e sociais que podem ser desenvolvidas neste tipo de aprendizagem.

Portanto, o presente artigo tem como objetivo orientar os professores de Educação Física na elaboração de planos de aula envolvendo jogos e brincadeiras, de modo que o ensino-aprendizagem seja prazeroso e desafiador para os alunos.

Planos de Aula BNCC
Sumário

Duração

O plano de aula terá duração de 2 horas/aula. O tempo será distribuído de forma a abordar todos os conteúdos previstos, com tempo hábil para as atividades e discussões.

As atividades propostas para a aula serão divididas em blocos de tempos, de forma que haja tempo suficiente para realização das brincadeiras e para a realização de discussões coletivas.

Ao término da aula, será realizada uma avaliação da aprendizagem, para verificar o nível de compreensão dos alunos sobre o tema.

Área do conhecimento

Esta aula abordará conteúdos da disciplina de Educação Física, especificamente sobre jogos e brincadeiras.

Durante a aula serão abordados conteúdos relacionados aos elementos, regras, tipos e significados de jogos e brincadeiras, bem como sua importância para o desenvolvimento cognitivo, motor, social, emocional e afetivo.

O planejamento da aula ainda levará em consideração a BNCC, especificamente para o Ensino Fundamental, que trata sobre os conhecimentos e habilidades necessárias para desenvolver atividades relacionadas aos jogos e brincadeiras.

Unidade temática

A unidade temática abordada nessa aula será sobre jogos e brincadeiras.

Os alunos terão a oportunidade de conhecer os elementos e regras de jogos e brincadeiras, além de pôr em prática o conhecimento adquirido.

Serão propostas atividades lúdicas para que os alunos possam desenvolver habilidades motoras, cognitivas e sociais, bem como trabalhar a interação e o trabalho em grupo.

Objeto de conhecimento

Nessa aula, os alunos terão oportunidade de conhecer os diversos tipos de jogos e brincadeiras, bem como suas regras e elementos.

Serão abordados conceitos e processos relacionados às jogos e brincadeiras, como as habilidades motoras, cognitivas, sociais, emocionais e afetivas, que podem ser desenvolvidas com o uso desses jogos.

Os alunos ainda terão a oportunidade de conhecer a importância dos jogos e brincadeiras na Educação Física.

Habilidades que o aluno deve desenvolver

Os alunos devem desenvolver habilidades motoras, cognitivas, sociais, emocionais e afetivas.

Essas habilidades serão trabalhadas durante as atividades lúdicas propostas, onde o aluno deverá demonstrar conhecimento sobre os elementos e regras dos jogos e brincadeiras, além de desenvolver habilidades de trabalho em grupo e interação social.

Será esperado que o aluno desenvolva habilidades de raciocínio lógico, intuição, criatividade, entre outras.

Métodos e recursos didáticos

Serão utilizados recursos didáticos como jogos, brincadeiras, músicas, desenhos, vídeos e histórias.

Os métodos didáticos abordados serão a exposição dialogada, jogos e brincadeiras, discussão de grupo, pesquisa, entre outros.

Os recursos e métodos serão utilizados para ajudar os alunos na compreensão dos conteúdos e para a realização das atividades propostas.

Método de Avaliação

A avaliação será realizada no término da aula, de forma que seja possível verificar o nível de compreensão dos alunos sobre os conteúdos abordados.

Serão realizadas atividades individuais e em grupo, como jogos, discussões, desenhos e outras atividades lúdicas, que possibilitarão a avaliação das habilidades desenvolvidas pelos alunos.

A avaliação também levará em consideração a participação dos alunos durante a aula, bem como sua interação e colaboração com os demais.

Salvar Plano de Aula em PDF
Planos de Aula BNCC

Veja alguns planos de aula similares

Confira outros planos de aula que podem ser úteis para você.

Plano de Aula: Arco-íris, uma experiência divertida para a educação infantil

Aprenda como criar um plano de aula para a educação infantil baseado no Arco-íris. Esta oficina promete ser uma experiência divertida e educacional para os alunos.

Plano de Aula: Física 1 ano Ensino Médio

Obtenha acesso ao nosso plano de aula de Física para o 1º ano do Ensino Médio. Estude com material atualizado e ferramentas de aprendizagem.

Plano de Aula: como celebrar o Dia dos Pais na Educação Infantil

Aprenda a comemorar o Dia dos Pais na Educação Infantil com atividades que farão a gente miúda se divertir!

Plano de Aula: Educação Especial AEE

Obtenha informações sobre o plano de aula para Educação Especial AEE, incluindo recursos e estratégias úteis para os profissionais da área.

Plano de Aula: Educação infantil na nova escola

Descubra como criar um plano de aula eficaz para educação infantil na nova escola, com dicas práticas sobre temas, objetivos e muito mais.

Plano de Aula: Educação infantil pronto para uso

O plano de aula para educação infantil daqui é pronto para uso e possui atividades lúdicas e divertidas para estimular o crescimento dos alunos.