Plano de Aula: Filosofia de acordo com a BNCC
Aprenda a preparar um plano de aula de filosofia que segue os padrões da Base Nacional Comum Curricular. Explore as diretrizes curriculares e descubra temas e atividades interessantes para ensinar aos seus alunos.
Filosofia é uma disciplina importante para todos os estudantes e para aqueles que desejam discutir questões fundamentais da vida. De acordo com a BNCC (Base Nacional Comum Curricular), esta disciplina deve ser ministrada a partir do 6º ano do ensino fundamental visando promover a compreensão e questionamento da realidade a partir de problematizações filosóficas. Através deste artigo, vamos apresentar uma proposta de plano de aula voltado para o ensino de filosofia de acordo com as diretrizes estabelecidas pela BNCC.
Neste plano de aula pretende-se explorar o estudo da Filosofia como uma disciplina que possibilita a construção de diálogos e discussões entre os alunos, por meio de atividades lúdicas e criativas que os auxiliarão na compreensão da Filosofia. Assim, a intenção é estimular a reflexão crítica e a compreensão da realidade através de abordagens filosóficas.
O plano de aula será realizado a partir de atividades de leitura, análise e discussão de textos e imagens que abordam temas filosóficos, tais como: liberdade, justiça, ética, direitos humanos, entre outros. Além disso, serão trabalhadas questões relacionadas às ideias de diversos autores filosóficos, a fim de proporcionar aos estudantes um olhar mais detalhado para o estudo da Filosofia, bem como aprofundar as ideias desenvolvidas pelo pensamento filosófico.
Sendo assim, o presente plano de aula tem como objetivo apresentar aos estudantes os fundamentos filosóficos necessários para compreender e questionar a realidade, e assim, contribuir para a formação de cidadãos capazes de lidar criticamente com os problemas e conflitos da sociedade.
Com essas ideias, vamos detalhar a seguir a proposta do plano de aula de Filosofia de acordo com a BNCC.
Sumário
Duração
A aula terá duração de 2 horas. Os conteúdos serão abordados de forma clara e objetiva, com a utilização de técnicas de ensino que estimulem a participação do aluno e a reflexão acerca dos temas tratados.
O professor deverá prever momentos de discussão e reflexão, para que os conteúdos possam ser assimilados de forma significativa.
O professor deverá prever momentos de discussão e reflexão, para que os conteúdos possam ser assimilados de forma significativa.
Área do conhecimento
A aula abordará os conteúdos da disciplina de Filosofia, com enfoque na área de conhecimento ética.
Serão trabalhados conceitos relacionados à ética, tais como o bem e o mal, o direito e o dever, a moral e a justiça, entre outros.
O professor deverá buscar explicar os conceitos de forma clara e objetiva, de forma a proporcionar um melhor entendimento dos temas tratados.
Unidade temática
A unidade temática abordará as principais questões da ética, tais como o bem e o mal, o direito e o dever, a moral e a justiça, entre outros.
O professor deverá proporcionar ao aluno um espaço para reflexão acerca dos temas abordados, de forma a estimular a sua participação e a sua compreensão dos conteúdos.
O professor deverá ainda proporcionar ao aluno exemplos práticos para a compreensão dos temas tratados.
Objeto de conhecimento
Os objetos de conhecimento abordados na aula serão os conceitos relacionados à ética, tais como o bem e o mal, o direito e o dever, a moral e a justiça, entre outros.
O professor deverá buscar incentivar o aluno a refletir acerca dos temas tratados, de forma a compreender melhor os conteúdos abordados.
O professor deverá ainda explicar os conceitos de forma clara e objetiva, de forma a proporcionar ao aluno um melhor entendimento dos temas tratados.
Habilidades que o aluno deve desenvolver
Os alunos deverão desenvolver habilidades relacionadas à compreensão dos temas abordados, tais como a capacidade de refletir acerca dos temas tratados, a capacidade de interpretar os conceitos e a capacidade de aplicar os conceitos à prática.
O professor deverá buscar estimular o aluno a desenvolver essas habilidades, com a utilização de técnicas de ensino que incentivem a participação do aluno e a reflexão acerca dos temas tratados.
O professor deverá ainda proporcionar ao aluno exemplos práticos para a compreensão dos temas tratados.
Métodos e recursos didáticos
Os métodos e recursos didáticos utilizados na aula serão os seguintes: discussões, atividades práticas, slides, vídeos, entre outros.
O professor deverá buscar utilizar esses recursos de forma a proporcionar ao aluno um melhor entendimento dos temas tratados.
O professor deverá ainda proporcionar ao aluno exemplos práticos para a compreensão dos temas tratados.
Método de Avaliação
O método de avaliação adotado na aula será o tradicional, com a realização de provas escritas, trabalhos em grupo e discussões.
O professor deverá buscar utilizar esses recursos de forma a avaliar o nível de compreensão do aluno sobre os temas tratados.
O professor deverá ainda proporcionar ao aluno exemplos práticos para a compreensão dos temas tratados.