Planos de Aula BNCC

Plano de Aula: Filosofia de acordo com a BNCC

Aprenda a preparar um plano de aula de filosofia que segue os padrões da Base Nacional Comum Curricular. Explore as diretrizes curriculares e descubra temas e atividades interessantes para ensinar aos seus alunos.

Filosofia é uma disciplina importante para todos os estudantes e para aqueles que desejam discutir questões fundamentais da vida. De acordo com a BNCC (Base Nacional Comum Curricular), esta disciplina deve ser ministrada a partir do 6º ano do ensino fundamental visando promover a compreensão e questionamento da realidade a partir de problematizações filosóficas. Através deste artigo, vamos apresentar uma proposta de plano de aula voltado para o ensino de filosofia de acordo com as diretrizes estabelecidas pela BNCC.

Neste plano de aula pretende-se explorar o estudo da Filosofia como uma disciplina que possibilita a construção de diálogos e discussões entre os alunos, por meio de atividades lúdicas e criativas que os auxiliarão na compreensão da Filosofia. Assim, a intenção é estimular a reflexão crítica e a compreensão da realidade através de abordagens filosóficas.

O plano de aula será realizado a partir de atividades de leitura, análise e discussão de textos e imagens que abordam temas filosóficos, tais como: liberdade, justiça, ética, direitos humanos, entre outros. Além disso, serão trabalhadas questões relacionadas às ideias de diversos autores filosóficos, a fim de proporcionar aos estudantes um olhar mais detalhado para o estudo da Filosofia, bem como aprofundar as ideias desenvolvidas pelo pensamento filosófico.

Sendo assim, o presente plano de aula tem como objetivo apresentar aos estudantes os fundamentos filosóficos necessários para compreender e questionar a realidade, e assim, contribuir para a formação de cidadãos capazes de lidar criticamente com os problemas e conflitos da sociedade.

Com essas ideias, vamos detalhar a seguir a proposta do plano de aula de Filosofia de acordo com a BNCC.

Planos de Aula BNCC
Sumário

Duração

A aula terá duração de 2 horas. Os conteúdos serão abordados de forma clara e objetiva, com a utilização de técnicas de ensino que estimulem a participação do aluno e a reflexão acerca dos temas tratados.

O professor deverá prever momentos de discussão e reflexão, para que os conteúdos possam ser assimilados de forma significativa.

O professor deverá prever momentos de discussão e reflexão, para que os conteúdos possam ser assimilados de forma significativa.

Área do conhecimento

A aula abordará os conteúdos da disciplina de Filosofia, com enfoque na área de conhecimento ética.

Serão trabalhados conceitos relacionados à ética, tais como o bem e o mal, o direito e o dever, a moral e a justiça, entre outros.

O professor deverá buscar explicar os conceitos de forma clara e objetiva, de forma a proporcionar um melhor entendimento dos temas tratados.

Unidade temática

A unidade temática abordará as principais questões da ética, tais como o bem e o mal, o direito e o dever, a moral e a justiça, entre outros.

O professor deverá proporcionar ao aluno um espaço para reflexão acerca dos temas abordados, de forma a estimular a sua participação e a sua compreensão dos conteúdos.

O professor deverá ainda proporcionar ao aluno exemplos práticos para a compreensão dos temas tratados.

Objeto de conhecimento

Os objetos de conhecimento abordados na aula serão os conceitos relacionados à ética, tais como o bem e o mal, o direito e o dever, a moral e a justiça, entre outros.

O professor deverá buscar incentivar o aluno a refletir acerca dos temas tratados, de forma a compreender melhor os conteúdos abordados.

O professor deverá ainda explicar os conceitos de forma clara e objetiva, de forma a proporcionar ao aluno um melhor entendimento dos temas tratados.

Habilidades que o aluno deve desenvolver

Os alunos deverão desenvolver habilidades relacionadas à compreensão dos temas abordados, tais como a capacidade de refletir acerca dos temas tratados, a capacidade de interpretar os conceitos e a capacidade de aplicar os conceitos à prática.

O professor deverá buscar estimular o aluno a desenvolver essas habilidades, com a utilização de técnicas de ensino que incentivem a participação do aluno e a reflexão acerca dos temas tratados.

O professor deverá ainda proporcionar ao aluno exemplos práticos para a compreensão dos temas tratados.

Métodos e recursos didáticos

Os métodos e recursos didáticos utilizados na aula serão os seguintes: discussões, atividades práticas, slides, vídeos, entre outros.

O professor deverá buscar utilizar esses recursos de forma a proporcionar ao aluno um melhor entendimento dos temas tratados.

O professor deverá ainda proporcionar ao aluno exemplos práticos para a compreensão dos temas tratados.

Método de Avaliação

O método de avaliação adotado na aula será o tradicional, com a realização de provas escritas, trabalhos em grupo e discussões.

O professor deverá buscar utilizar esses recursos de forma a avaliar o nível de compreensão do aluno sobre os temas tratados.

O professor deverá ainda proporcionar ao aluno exemplos práticos para a compreensão dos temas tratados.

Salvar Plano de Aula em PDF
Planos de Aula BNCC

Veja alguns planos de aula similares

Confira outros planos de aula que podem ser úteis para você.

Plano de Aula: 1º ano do Ensino Fundamental de acordo com a BNCC

Aprenda a criar um plano de aula para o 1º ano do ensino fundamental, seguindo as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Plano de Aula: Alfabetização para o 1º ano da BNCC

Descubra como montar um plano de aula eficiente para alfabetização de crianças do 1º ano de acordo com a Base Nacional Comum Curricular.

Plano de Aula: Alimentação saudável para o 2° ano de acordo com a BNCC

Confira nosso plano de aula sobre alimentação saudável para o 2° ano, criado de acordo com os parâmetros da BNCC. Aprenda a incentivar hábitos saudáveis e promover uma vida saudável.

Plano de Aula: desenvolvendo a identidade BNCC

Encontre o melhor plano de aula para desenvolver a identidade BNCC e consiga resultados incríveis com seus alunos.

Plano de Aula: A Independência do Brasil para Educação Infantil segundo a BNCC

Aprimore suas aulas de Educação Infantil ao abordar a Independência do Brasil com base na Base Nacional Comum Curricular. Aprenda as melhores formas de ensinar essa importante data da história do Brasil!

Plano de Aula: Explorando a leitura no 1º ano da BNCC

O plano de aula aborda técnicas de leitura para o 1º ano de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Desenvolva seus alunos explorando a leitura com estratégias e atividades práticas.