Plano de Aula: Arte para 6º ano (BNCC)
Encontre as melhores atividades de arte para o 6º ano! Este plano de aula contém tudo que você precisa para dar aulas de arte para seus alunos.
Arte é uma ferramenta extremamente importante, pois possibilita ao indivíduo expressar sua criatividade e imaginação. Além disso, as atividades com arte podem promover a aprendizagem e desenvolvimento de habilidades para todas as idades.
A arte é uma disciplina importante na educação das crianças, pois estimula o desenvolvimento cognitivo e motor e o desenvolvimento consciente da criatividade. Ter um plano de aula bem estruturado para o 6º ano é essencial para o desenvolvimento dos alunos.
Neste artigo, vamos discutir como criar um plano de aula de Arte para o 6º ano. Vamos dar algumas dicas sobre como projetar aulas significativas e interessantes para os alunos, além de sugerir atividades práticas com base nas habilidades dos alunos.
Ao final deste artigo, os leitores terão uma maior compreensão sobre como criar e implementar um plano de aula de arte interessante e significativo para o 6º ano.
Vamos começar!
Sumário
Duração
O plano de aula terá duração de 50 minutos, sendo esse tempo suficiente para abordar todos os conteúdos necessários.
Os alunos deverão chegar à sala de aula no início da aula e estarão aptos a trabalhar com os conteúdos a partir daí.
Ao final da aula, os alunos receberão um questionário para avaliar o que foi aprendido durante a aula.
Área do conhecimento
O plano de aula trata da área do conhecimento de Arte, especificamente para alunos de 6º ano do Ensino Fundamental.
Durante a aula, os alunos serão introduzidos aos conceitos básicos de Arte, como as principais correntes artísticas, o significado da arte e sua história.
Serão trabalhados também conceitos mais específicos, como a representação de temas e objetos na arte, a importância da arte para a cultura e a forma como a arte se relaciona com outras áreas do conhecimento.
Unidade temática
A unidade temática abordada durante a aula será a arte moderna, com foco nos artistas e movimentos artísticos mais importantes desta época.
Os alunos terão a oportunidade de conhecer os principais artistas, as obras mais importantes e as principais características do movimento modernista.
Serão trabalhados também os principais temas abordados pela arte moderna, como o uso de elementos da cultura popular, o uso de cores e formas abstratas e a relação entre a arte e a política.
Objeto de conhecimento
Os conceitos trabalhados durante a aula serão a história da arte moderna, as principais obras, artistas e movimentos artísticos, bem como os temas mais importantes abordados pela arte moderna.
Os alunos também desenvolverão habilidades relacionadas à análise de obras de arte, interpretação de imagens e discussão de temas relevantes para a compreensão da arte moderna.
Serão trabalhados também conceitos mais técnicos, como o uso de cores, formas e texturas na composição de obras de arte.
Habilidades que o aluno deve desenvolver
Os alunos deverão desenvolver habilidades como a interpretação de imagens, análise de obras de arte, discussão de temas relevantes para a compreensão da arte moderna e uso de elementos da cultura popular na produção de obras de arte.
Além disso, os alunos deverão desenvolver habilidades de expressão, comunicação e colaboração, bem como habilidades de raciocínio lógico, análise e reflexão.
Serão trabalhadas também habilidades relacionadas à produção de obras de arte, como o uso de cores, formas e texturas na composição de obras de arte.
Métodos e recursos didáticos
Os métodos e recursos didáticos utilizados durante a aula incluem exposição oral, discussão em grupo, trabalho em sala de aula, uso de vídeos e slides, além de atividades práticas.
Serão utilizados também livros, jornais, revistas e outros materiais de referência para aprofundar a discussão dos temas abordados durante a aula.
Os alunos também terão a oportunidade de visitar galerias de arte e museus, para que possam ter contato direto com as obras de arte moderna.
Método de Avaliação
A avaliação será realizada durante todo o processo de ensino-aprendizagem, com avaliações formais e informais.
A avaliação formal será realizada por meio de questionários, trabalhos escritos, produção de obras de arte, discussões em grupo e outras atividades.
A avaliação informal será realizada por meio de observação dos alunos durante as atividades, bem como da participação dos alunos nas discussões.