Plano de Aula: Arte para o Ensino Médio (BNCC)
Aprenda como preparar um plano de aula de Arte para o Ensino Médio. Obtenha dicas e materiais para ensinar Arte no Ensino Médio.
Arte tem desempenhado um papel importante na educação desde os primórdios, despertando a criatividade e favorecendo o desenvolvimento de habilidades de pensamento crítico nos alunos. Uma boa aula de arte deve ser construída de maneira a complementar, em vez de competir, com outras disciplinas. Neste artigo, exploramos o uso da arte no ensino médio e abordamos os elementos essenciais de um plano de aula bem-sucedido.
Antes de desenvolver o plano de aula, é importante considerar o estilo de ensino do professor, o nível de conhecimento dos alunos e a forma como a arte se relaciona com outras disciplinas. O conteúdo de um plano de aula de arte deve envolver habilidades práticas, bem como permitir que os alunos explorem suas próprias interpretações de obras de arte. É importante que os alunos aprendam sobre vários estilos e gêneros de arte, tais como pintura, escultura, desenho e gravura.
Uma aula de arte bem-sucedida deve abranger tanto uma abordagem baseada em projeto quanto a produção de trabalhos de arte únicos. Por exemplo, um projeto de pintura a óleo numa tela deve abranger tanto os elementos práticos, como os materiais, técnicas e habilidades necessárias para concluí-lo, como a abertura para a interpretação dos alunos. Uma variada gama de projetos, como escultura em papelão, desenho de paisagem e gravura líquida, pode ser explorada de maneira a promover a criatividade dos alunos.
Além de discutir os elementos essenciais de um plano de aula bem-sucedido, este artigo discutirá também a importância de conectar a arte a outras disciplinas, bem como as vantagens de usar diferentes ferramentas para incentivar os alunos a aprender. Por fim, discutiremos como desenvolver um plano de aula de arte para o ensino médio, com um foco especial na criatividade dos alunos.
O objetivo deste artigo é proporcionar aos leitores uma compreensão aprofundada das nuances de planejar uma aula de arte para o ensino médio, ajudando-os a elaborar planos de aula de maneira eficaz e inspirar uma verdadeira paixão pela arte nos alunos.
Sumário
Duração
Esta aula de Arte para o Ensino Médio terá a duração de duas horas, onde serão abordados todos os conteúdos necessários para o aprendizado.
Durante este período, serão destinadas quinze minutos para a atividade prática, que consistirá na execução de uma peça artística, para que os alunos possam colocar em prática os conceitos abordados.
O tempo restante será dedicado à discussão dos conceitos e ao auxílio dos alunos na execução de suas peças.
Área do conhecimento
A área do conhecimento abordada nesta aula é a Arte para o Ensino Médio, que trata da história, da teoria e da prática artísticas.
Nesta disciplina, os alunos aprenderão sobre as principais obras de arte, suas características e os artistas que as produziram, além de conhecer os principais movimentos artísticos e suas influências na cultura contemporânea.
Será abordado também o processo de criação artística, desde o planejamento até a execução das obras, além de outros elementos relacionados à prática artística, como a escolha de materiais e técnicas.
Unidade temática
A unidade temática abordada nesta aula será "Introdução à Arte Contemporânea", que abrangerá os principais movimentos artísticos desde a década de 1950 até os dias atuais.
Serão abordados os principais artistas e obras deste período, assim como os movimentos artísticos que influenciaram o pensamento e a prática artística da atualidade.
Os alunos terão a oportunidade de conhecer os principais artistas e obras deste período, além de discutir sobre os movimentos artísticos e suas influências na cultura atual.
Objeto de conhecimento
O objeto de conhecimento desta aula será a compreensão dos principais movimentos artísticos desde a década de 1950 até os dias atuais.
Os alunos deverão entender os principais aspectos desses movimentos, como as influências na cultura atual, bem como as obras e artistas mais importantes deste período.
Além disso, os alunos deverão compreender o processo de criação artística, desde o planejamento até a execução das obras, assim como a escolha de materiais e técnicas.
Habilidades que o aluno deve desenvolver
Os alunos deverão desenvolver habilidades para compreender os principais movimentos artísticos desde a década de 1950 até os dias atuais, bem como as influências destes movimentos na cultura atual.
Será necessário que os alunos desenvolvam a habilidade de analisar e interpretar obras de arte, bem como compreender o processo de criação artística, desde o planejamento até a execução das obras.
Além disso, os alunos deverão desenvolver a habilidade de selecionar materiais e técnicas para a execução de suas próprias obras.
Métodos e recursos didáticos
Serão utilizados métodos e recursos didáticos para ajudar os alunos a compreender os principais movimentos artísticos desde a década de 1950 até os dias atuais, assim como as influências destes movimentos na cultura atual.
Serão utilizados slides, vídeos e imagens para auxiliar na compreensão dos conceitos abordados, além de discussões em grupo para estimular a análise e a interpretação das obras de arte.
Durante a aula prática, serão utilizados materiais diversos para a execução das obras, como tinta, lápis, papel, etc. Além disso, serão fornecidos modelos de obras para que os alunos possam praticar suas habilidades artísticas.
Método de Avaliação
O método de avaliação adotado será a avaliação escrita, que consistirá em uma prova contendo questões sobre os principais movimentos artísticos desde a década de 1950 até os dias atuais.
Além disso, será realizada uma avaliação prática, onde os alunos deverão apresentar suas obras de arte, para que seja avaliada não só a qualidade da execução, mas também a compreensão dos conceitos abordados.
Serão ainda avaliadas as participações dos alunos durante as discussões em grupo, para que seja verificado o nível de compreensão dos conceitos abordados.