Plano de Aula: Construindo uma caixa musical (BNCC)
Aprenda a construir sua própria caixa musical com nossas dicas e plano de aula. Explore novos sons e faça parte desta experiência única!
A música é importante na vida de todos. É poderosa ao conectar pessoas em emoções comuns e em estados de espírito compartilhados. É por isso que o ensino de música é tão importante para as crianças. Aprender música permite que as crianças expressem suas emoções, experimentem como a música pode alterar o humor e estabeleçam um forte senso de autoconsciência. Aqui está um plano de aula divertido que ensina as crianças a construir uma caixa musical simples. Elas podem personalizar a caixa com seus próprios estilos artísticos e desfrutar de tocar música solar com ela.
Este plano de aula é adequado para crianças de 4 a 8 anos de idade e enfatiza a criatividade, enquanto ensina as crianças a ensinar o conceito básico de som e melodia. O plano de aula começa com uma sessão de introdução, seguida de uma sessão de preparação, uma sessão de construção e uma sessão de apresentação. Passaremos por cada parte em detalhes aqui.
Na sessão de introdução, os alunos aprenderão sobre os sons que os materiais utilizados na caixa musical farão. Eles também irão discutir como diferentes sons combinam para criar melodias. Esta parte é importante porque as crianças precisam entender que os sons que eles estão criando podem ser combinados para criar melodias diferentes.
Na sessão de preparação, as crianças trabalharão juntas para selecionar materiais que desejam usar para sua caixa musical. Eles também discutirão como montar o instrumento musical e o melhor uso dos materiais selecionados. Serão necessários tesoura, martelo, pregos, uma caixa de madeira e outros materiais.
A sessão de construção é o ápice deste plano de aula. As crianças trabalharão em grupos para construir sua caixa musical. Esta parte é responsável por criar a mágica da música e mostrar as crianças como sons diferentes podem ser combinados para criar melodias. Eles também terão a chance de personalizar a aparência de sua caixa musical.
Sumário
Duração
Esta aula terá a duração de 1 hora, com atividades práticas e teóricas. Será necessário preparar materiais para a atividade e orientar os alunos sobre a execução da tarefa.
Durante a aula, os alunos terão a oportunidade de aplicar os conceitos aprendidos em sala de aula, construindo e testando a caixa musical. Além disso, será possível reforçar os conteúdos teóricos discutidos anteriormente.
Ao final desta atividade, os alunos terão a chance de apresentar a caixa musical construída para a turma, reforçando ainda mais os conteúdos abordados.
Área do conhecimento
A área de conhecimento desta aula será a Educação Musical, abordando conteúdos relacionados a criação e produção de sons musicais.
Durante a aula, os alunos terão a oportunidade de aprender sobre os elementos básicos da música, como notas musicais, ritmos e escalas, além de compreender como esses elementos se relacionam entre si.
Os alunos também terão a chance de conhecer como os instrumentos musicais produzem os sons, assim como aprender os princípios básicos de gravação de áudio.
Unidade temática
A unidade temática desta aula será “Construindo uma caixa musical”. Os alunos aprenderão a construir uma caixa musical usando materiais simples, como caixas de papelão, fita adesiva, barbante, pedaços de madeira e outros materiais.
Durante a aula, os alunos serão orientados a montar a caixa musical, ensinando a utilizar os materiais de forma apropriada. Além disso, eles terão a oportunidade de criar seus próprios sons, experimentando diferentes combinações de materiais.
Ao final da aula, os alunos terão a chance de apresentar suas caixas musicais para a turma, discutindo as diferenças entre os sons produzidos por cada caixa.
Objeto de conhecimento
Os objetos de conhecimento abordados nesta aula serão os elementos básicos da música, como notas musicais, ritmos e escalas. Os alunos aprenderão como esses elementos se relacionam entre si, bem como como montar a caixa musical.
Além disso, os alunos também terão a oportunidade de aprender os princípios básicos de gravação de áudio, assim como como produzir e manipular sons musicais.
Ao final desta aula, os alunos deverão ter adquirido conhecimentos suficientes para compreender como os elementos básicos da música se relacionam entre si e como criar e produzir sons musicais.
Habilidades que o aluno deve desenvolver
Ao longo desta aula, os alunos desenvolverão habilidades como criatividade, raciocínio lógico, trabalho em equipe, capacidade de expressão e comunicação.
Além disso, os alunos aprenderão a trabalhar com materiais simples, desenvolvendo a capacidade de criar e produzir sons musicais. Estas habilidades serão desenvolvidas durante a construção da caixa musical.
Ao final desta aula, os alunos terão adquirido habilidades suficientes para compreender os elementos básicos da música e criar seus próprios sons musicais.
Métodos e recursos didáticos
Para a realização desta aula, serão utilizados métodos e recursos didáticos como demonstrações, discussões em grupo, exposições orais, materiais didáticos (livros, folhetos, vídeos, etc.) e materiais para a construção da caixa musical.
Durante a aula, os alunos terão a oportunidade de trabalhar com materiais reais, desenvolvendo habilidades práticas e teóricas. Além disso, será possível reforçar os conteúdos teóricos já discutidos em sala de aula.
Ao final desta aula, os alunos terão a oportunidade de apresentar suas caixas musicais para a turma, discutindo os resultados obtidos e as habilidades adquiridas.
Método de Avaliação
A avaliação desta aula será baseada em três critérios: participação na aula, qualidade da caixa musical construída e apresentação para a turma.
Durante a aula, os alunos serão avaliados quanto à participação, trabalho em equipe e capacidade de expressão e comunicação. Além disso, será avaliada a qualidade da caixa musical construída, levando em consideração a criatividade e os resultados obtidos.
Ao final da aula, os alunos terão a oportunidade de apresentar suas caixas musicais para a turma. Esta apresentação será avaliada quanto à capacidade de expressão, argumentação e comunicação.