Plano de Aula: Como escrever um artigo de opinião (BNCC)
Aprenda passo a passo como elaborar um plano de aula para a escrita de um artigo de opinião. Siga este guia para garantir o melhor resultado!
Redigir um artigo de opinião é uma habilidade valiosa que os alunos podem aprender e praticar. Os alunos aprendem a expressar seus pensamentos e ideias de forma clara, bem pensada e organizada. Além disso, o artigo de opinião incentiva o pensamento crítico, pois os alunos devem ter uma opinião fundamentada sobre um tema e possivelmente considerar as opiniões das outras pessoas. Devido a isso, é importante que os professores ensinem aos alunos como escrever um artigo de opinião.
Este plano de aula fornecerá aos alunos um guia passo a passo de como escrever um artigo de opinião. Os alunos aprenderão sobre a escolha de um tema, pesquisa e fontes, reunindo informações, organizando os pensamentos e desenvolvendo uma estrutura de artigo. Ao final do plano de aula, os alunos deverão ter a habilidade de escrever um artigo de opinião efetivo.
Este plano de aula é direcionado para alunos do ensino médio. No entanto, pode ser adaptado facilmente para outras idades. O material necessário inclui canetas, papel, computadores e livros de pesquisa, sugerindo que o plano de aula seja realizado em sala de aula. Além disso, esse plano de aula exigirá que os alunos trabalhem em pequenos grupos e entreguem um artigo de opinião finalmente.
O objetivo deste plano de aula é fornecer aos alunos a oportunidade de adquirir informações e desenvolver habilidades para escrever artigos de opinião. Enfocando no processo de desenvolvimento de um artigo de opinião, os alunos desenvolverão a capacidade de analisar e processar informações, expressar ideias com clareza e estruturar um artigo de forma persuasiva.
Neste plano de aula, os alunos aprenderão sobre a estrutura de um artigo de opinião e como desenvolver as habilidades necessárias para escrever um artigo persuasivo. A seguir, iremos aprender como escrever um artigo de opinião passo a passo, juntamente com exemplos de escrita, práticas de grupo e aferição.
Sumário
Duração
Esta aula tem a duração de duas horas, com duas partes. A primeira parte abordará os conceitos básicos sobre escrita de artigos de opinião, enquanto a segunda parte tratará do desenvolvimento de habilidades práticas, como argumentação e redação.
Área do conhecimento
Esta aula aborda a área de conhecimento de Língua Portuguesa, especificamente o gênero textual artigo de opinião.
Unidade temática
A unidade temática desta aula é a escrita de artigos de opinião, abordando os seguintes tópicos: estrutura do artigo, argumentação, redação, edição e revisão.
Objeto de conhecimento
O objeto de conhecimento desta aula é o gênero textual artigo de opinião. Serão abordados os seguintes conceitos: estrutura do artigo, argumentação, redação, edição e revisão.
Habilidades que o aluno deve desenvolver
Os alunos deverão desenvolver habilidades relacionadas à escrita de artigos de opinião, tais como: argumentação, redação, edição e revisão. Além disso, deverão desenvolver uma postura crítica e reflexiva frente aos temas abordados.
Métodos e recursos didáticos
Os métodos utilizados na aula serão a exposição dialogada, debates e discussões em grupo e aulas práticas. Os recursos didáticos serão slides, vídeos, textos, imagens e outros materiais de apoio.
Método de Avaliação
A avaliação será feita através dos seguintes métodos: trabalhos em grupo, redação de artigos de opinião, discussões e debates. A avaliação será baseada na qualidade e na quantidade de conteúdo produzido pelos alunos.