Plano de Aula: Antecessor e Sucessor para o 2º ano do Fundamental (BNCC)
Confira aqui o plano de aula de Antecessor e Sucessor para o 2º ano do Ensino Fundamental. Aprenda com dicas práticas e atividades divertidas.
Neste plano de aula para o segundo ano do ensino fundamental, vamos falar sobre quem são os antecessores e sucessores de um número. Aprender sobre antecessores e sucessores é importante para entender como as operações matemáticas funcionam e aprender a usar essas técnicas em outros contextos. Além disso, conhecer o conceito de antecessores e sucessores também ajuda os alunos a melhorar suas habilidades de raciocínio lógico e problem solving.
Neste plano de aula, vamos começar discutindo o que são antecessores e sucessores. Vamos explorar as formas de encontrar um antecessor ou sucessor de um dado número e vamos praticar essas etapas usando vários exemplos. Em seguida, vamos investigar mais a fundo o conceito de operadores aritméticos como adição, subtração, multiplicação e divisão, e como a prática de encontrar antecessores e sucessores se relaciona com essas operações.
Em seguida, vamos explorar como esse conceito de antecessor e sucessor se aplica aos contextos de matemática, como encontrar a área e o perímetro de figuras geométricas. Vamos ver vários exemplos práticos e, finalmente, daremos aos alunos uma lista de exercícios para praticar.
No final deste plano de aula, os alunos terão um melhor entendimento do conceito de antecessor e sucessor, bem como de como esse conceito pode ser aplicado a outros tópicos de matemática e problemas de lógica. Em suma, esperamos que este plano de aula ajude os alunos a se tornarem melhores em matemática e raciocínio lógico.
Sumário
Duração
O plano de aula terá duração de 45 minutos, que serão divididos em três partes: a primeira de 15 minutos para explicação teórica, a segunda de 20 minutos para a aplicação prática do conteúdo e a terceira de 10 minutos para a avaliação.
Área do Conhecimento
A área do conhecimento abordada será Matemática.
Unidade Temática
A unidade temática a ser trabalhada será Antecessor e Sucessor para o 2º ano do Fundamental.
Objeto de Conhecimento
Os objetos de conhecimento a serem abordados são: números naturais, antecessor e sucessor, relações entre números, sequências numéricas e operações com números naturais.
Habilidades que o aluno deve desenvolver
Os alunos deverão desenvolver habilidades como: identificar e utilizar os números naturais, descobrir o antecessor e o sucessor de um número, estabelecer relações entre os números, construir sequências numéricas e realizar operações com números naturais.
Métodos e Recursos Didáticos
Serão utilizados métodos e recursos didáticos como: explicação expositiva, resolução de problemas, exercícios de fixação, jogos educativos, vídeos e materiais em PDF.
Método de Avaliação
O método de avaliação será por meio de testes escritos e orais, com questões objetivas e dissertativas. Os alunos também serão avaliados de acordo com sua participação nas atividades propostas durante a aula.